O PÓS-PANDEMIA E O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA ANÁLISE ENTRE ESSES DOIS PERÍODOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88043 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 7484 "titulo" => "O PÓS-PANDEMIA E O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA ANÁLISE ENTRE ESSES DOIS PERÍODOS" "resumo" => "Durante o período da pandemia da Covid-19, as escolas públicas evidenciaram sua total falta de preparo para lidar com situações emergenciais para a educação remota. O estudo Analisou o período de fechamento das escolas, as estratégias utilizadas no ensino remoto e como se deu o retorno às aulas presenciais de uma escola do Ensino Fundamental II na cidade de Passagem Franca, Maranhão, após dois anos de ensino remoto. O estudo de caso levantou de forma qualitativa algumas pautas como prioridade para o retorno das aulas presenciais. Questionamentos como as prioridades para o retorno neste primeiro momento estaria atrelado a continuidade do que foi estudado durante a pandemia em relação aos componentes curriculares e objetos de aprendizagem? Ou seria necessário priorizar a socialização/ressocialização promovida pelo ambiente escolar? Ou a prioridade seria o acolhimento e atendimento com equipe multidisciplinar, já que durante a pandemia muitos transtornos eclodiram? No período de isolamento social, com as escolas fechadas, a referida escola enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social ao qual está inserida. A distância social, a falta de contato com os professores durante a realização das tarefas refletiu no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, a “fome” foi um agravante por conta do contexto social em que a maioria dos alunos vivem, e mesmo com uma singela distribuição de cestas básicas durante o período da pandemia, não foi possível sanar essa demanda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID7484_TB84_06052022174539.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILENE SOARES" "autor_email" => "edi09121982@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88043 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 7484 "titulo" => "O PÓS-PANDEMIA E O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA ANÁLISE ENTRE ESSES DOIS PERÍODOS" "resumo" => "Durante o período da pandemia da Covid-19, as escolas públicas evidenciaram sua total falta de preparo para lidar com situações emergenciais para a educação remota. O estudo Analisou o período de fechamento das escolas, as estratégias utilizadas no ensino remoto e como se deu o retorno às aulas presenciais de uma escola do Ensino Fundamental II na cidade de Passagem Franca, Maranhão, após dois anos de ensino remoto. O estudo de caso levantou de forma qualitativa algumas pautas como prioridade para o retorno das aulas presenciais. Questionamentos como as prioridades para o retorno neste primeiro momento estaria atrelado a continuidade do que foi estudado durante a pandemia em relação aos componentes curriculares e objetos de aprendizagem? Ou seria necessário priorizar a socialização/ressocialização promovida pelo ambiente escolar? Ou a prioridade seria o acolhimento e atendimento com equipe multidisciplinar, já que durante a pandemia muitos transtornos eclodiram? No período de isolamento social, com as escolas fechadas, a referida escola enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social ao qual está inserida. A distância social, a falta de contato com os professores durante a realização das tarefas refletiu no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, a “fome” foi um agravante por conta do contexto social em que a maioria dos alunos vivem, e mesmo com uma singela distribuição de cestas básicas durante o período da pandemia, não foi possível sanar essa demanda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID7484_TB84_06052022174539.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILENE SOARES" "autor_email" => "edi09121982@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }