Em meio ao crescente uso de recursos educacionais digitais em espaços escolares, os jogos educacionais digitais têm se destacado cada vez mais como uma importante estratégia pedagógica para promover uma aprendizagem ativa. Simultaneamente, surge uma crescente demanda por formações capazes de preparar professores visando a participação destes na construção de seus próprios recursos educacionais, já que são os professores os conhecedores da realidade de seus estudantes. A partir disso, este trabalho apresenta um relato de experiência relacionado ao desenvolvimento de um Massive Open Online Course (MOOC), construído como produto final de uma dissertação de mestrado. O curso online aberto e massivo é direcionado à professores da educação básica e que possui como principal objetivo ofertar a estes professores formação para a construção de jogos educacionais digitais que possuem seus conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, utilizou-se na construção do curso os princípios de design do modelo instrucional ADDIE (Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate). Desse modo, o MOOC construído está sendo ofertado de forma piloto a um grupo de professores de uma rede de educação de um município do interior do estado do Rio Grande do Norte e posteriormente será amplamente divulgado em diferentes espaços da internet que englobam o público-alvo da formação. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, com base em nossas investigações e vivências espera-se com o curso proporcionar aos professores de educação básica uma formação continuada que os permita se sentirem instigados/convidados/motivados a desenvolverem seus próprios jogos com base na realidade de seu espaço escola e perfil de seus estudantes, bem como, contribuir de forma significativa na promoção da formação docente continuada de qualidade, com vistas ao melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem nas escolas públicas do segmento da educação básica.