RESUMO O presente artigo originou-se no âmbito da Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Zona Leste. Essa pesquisa tem como objetivo geral apresentar o Portfólio como um percurso acadêmico-profissional e metodologicamente, descreve um conjunto de atividades e textos de autoria que foram sendo construídos por meio da pesquisa e reflexão no referido Curso. Nessa direção, a seleção significativa considerou a relação entre tais atividades e a construção do conhecimento tecnológico-pedagógico no processo de formação docente, destacando duas atividades de cada um dos cinco módulos do curso com vistas à realização de análise e reflexão fundamentada sobre o processo acadêmico do módulo. O percurso teórico ancora-se nos estudos de Falcão, Oliveira e Azevedo (2016) os quais definem o portfólio como um conjunto de atividades e textos de autoria, que nesse trabalho foram sendo construídos ao longo do curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para Educação a Distância - EaD por meio de pesquisa e reflexão. Seguimos., também Kenski (2012), no tocante à perspectiva da visão de Educação e a relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICS, bem como o pressuposto de que a Tecnologia é um instrumento de transformação social e o homem é um ser social, histórico-cultural e o elemento essencial para tal transformação. Como resultado do processo formativo e registro do portfólio, ressaltamos a importância dessa trajetória para a continuidade de práticas educativas em uma perspectiva dialética, cujo papel do docente não seja somente oferecer conhecimentos, mas que possa oferecer reflexão e direcionamento, mostrando o caminho para que o discente transponha o conhecimento escolar para a sua realidade, para além dos muros da escola.