Um sistema educacional de ensino de forma planejada, articulada e, dialética deve ter bases teóricas definidas para que assim se fundamente as práticas no processo ensino e aprendizagem: respeito à diversidade, especificidades do aprender e metodologias inclusivas. Assim, vem se construindo o referido projeto para educação da rede municipal de ensino da Estância-SE estruturando-se nos últimos 06 anos de 2017 – 2022. Pautado na dialética da Pedagogia Histórico-Crítica, por apresentar-se uma teoria educacional contra-hegemônica, implementação dessa teoria parte do pressuposto de pertencimento dos profissionais da educação em oficializar os caminhos construídos para obtenção da política educacional do município elencando ações que partem da Ciência Educacional e das Vivências Pedagógicas na “reestruturação” da Escola Pública. No período destacado, serão evidenciados alguns momentos de busca por estratégias transformadoras, que instigaram mudanças das práticas metodológicas sem distanciar-se do olhar às peculiaridades e as intenções do processo ensino e aprendizagem da educação pública da Estância, estado de Sergipe. O processo de transformação almejado, parte também do refletir sobre a relação com o aprender. Aprendizagem e desenvolvimento que ocorrem nos estudantes, em cada nível e modalidade de ensino ofertada pela rede municipal promovendo o significado e/ou o ressignificar de conceitos relacionados a zona de desenvolvimento proximal ou potencial, assim como, o ato docente em sua responsabilidade de intervenção pedagógica.