O USO DE TDICS COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS DO CONHECIMENTO NO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE OS NÍVEIS MACROSCÓPICO, MICROSCÓPICO E SIMBÓLICO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁCIDOS E BASES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88875 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1988 "inscrito_id" => 14099 "titulo" => "O USO DE TDICS COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS DO CONHECIMENTO NO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE OS NÍVEIS MACROSCÓPICO, MICROSCÓPICO E SIMBÓLICO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁCIDOS E BASES" "resumo" => "É notável a falta de atenção dada pelos alunos durante as aulas de química, em muitos casos devido a forma acrítica e dissociada da realidade com que a mesma é ministrada, tendo como base aulas que requerem apenas respostas decorativas e com poucas reflexões. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as possibilidades e contribuições do uso de DTICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), na investigação dos conceitos químicos que envolvem os currículos escolares, explorando os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, submicroscópico e representacional). Isto requer que o aluno use de maneira apropriada múltiplas representações, demandando processos de teorização, construção e reconstrução de modelos que permitam a interpretação da natureza e a elaboração de explicações, favorecendo a operação e o desenvolvimento de hipóteses acerca de fenômenos observáveis e não observáveis. A abordagem se fez por meio de uma sequência didática sobre o conteúdo de ácidos e bases. Os resultados foram obtidos com base na observação das respostas de questionários e exercícios de um grupo de 26 alunos, que estavam cursando o segundo ano do ensino médio, provenientes de uma escola situada no município de Arapiraca - Al. De acordo com a análise das respostas, observamos que o uso de TDICs é capaz contribuir para uma aprendizagem mais significativa, favorecendo a construção de pontes entre os conceitos químicos e o cotidiano dos alunos, aumentando o entendimento dos fenômenos microscópicos e propiciando uma rica interação entre os participantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14099_TB1988_14102022070117.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTOVAO FRANCISCO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CRISTOVAO" "autor_email" => "chrystovaosantos@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88875 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1988 "inscrito_id" => 14099 "titulo" => "O USO DE TDICS COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS DO CONHECIMENTO NO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE OS NÍVEIS MACROSCÓPICO, MICROSCÓPICO E SIMBÓLICO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁCIDOS E BASES" "resumo" => "É notável a falta de atenção dada pelos alunos durante as aulas de química, em muitos casos devido a forma acrítica e dissociada da realidade com que a mesma é ministrada, tendo como base aulas que requerem apenas respostas decorativas e com poucas reflexões. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as possibilidades e contribuições do uso de DTICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), na investigação dos conceitos químicos que envolvem os currículos escolares, explorando os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, submicroscópico e representacional). Isto requer que o aluno use de maneira apropriada múltiplas representações, demandando processos de teorização, construção e reconstrução de modelos que permitam a interpretação da natureza e a elaboração de explicações, favorecendo a operação e o desenvolvimento de hipóteses acerca de fenômenos observáveis e não observáveis. A abordagem se fez por meio de uma sequência didática sobre o conteúdo de ácidos e bases. Os resultados foram obtidos com base na observação das respostas de questionários e exercícios de um grupo de 26 alunos, que estavam cursando o segundo ano do ensino médio, provenientes de uma escola situada no município de Arapiraca - Al. De acordo com a análise das respostas, observamos que o uso de TDICs é capaz contribuir para uma aprendizagem mais significativa, favorecendo a construção de pontes entre os conceitos químicos e o cotidiano dos alunos, aumentando o entendimento dos fenômenos microscópicos e propiciando uma rica interação entre os participantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14099_TB1988_14102022070117.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTOVAO FRANCISCO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CRISTOVAO" "autor_email" => "chrystovaosantos@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }