A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROEJA DO IFMA CAMPUS BURITICUPU: O QUE PENSAM E O QUE DIZEM?
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89892 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3246 "inscrito_id" => 9766 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROEJA DO IFMA CAMPUS BURITICUPU: O QUE PENSAM E O QUE DIZEM?" "resumo" => "O Programa Nacional de Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) foi criado por meio do Decreto nº 5.478/2005, e posteriormente revogado pelo Decreto nº 5.840 de 13 de julho de 2006, para atender a demanda de jovens e adultos que não tiveram acesso ao processo de escolarização na idade apropriada. Este programa consiste numa política pública que articula Educação Básica, EJA e Educação Profissional. A problemática desse estudo trata de investigar o que pensam e dizem efetivamente os alunos que cursam o PROEJA no Campus do IFMA de Buriticupu. Para embasar as discussões foram utilizados os estudos de Di Pierro, 2001; Freire, 2000; Haddad, 2000; Romão, 2017 e outras publicações sobre o tema. Como objetivos específicos pretende-se Investigar quais as percepções que os alunos do PROEJA têm sobre o ensino ofertado nos cursos de Vendas e Serviços Públicos no Campus do IFMA de Buriticupu; Identificar o perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA que estudam no Campus do IFMA de Buriticupu; Investigar até que ponto as metodologias utilizadas pelos professores do PROEJA são compatíveis com o público-alvo; Identificar as principais dificuldades encontradas pelos discentes no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada consiste na execução de uma pesquisa de cunho descritivo e exploratória. Os dados foram tratados na perspectiva da Análise de Conteúdo. Constatou-se que houve muitos desafios no início do programa, mas mesmo diante dos entraves o IFMA de Buriticupu conseguiu estabelecer diretrizes curriculares, pedagógicas e administrativas de funcionamento para este programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9766_TB3246_01122022190711.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DE SOUSA LIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianalira@ifma.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89892 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3246 "inscrito_id" => 9766 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROEJA DO IFMA CAMPUS BURITICUPU: O QUE PENSAM E O QUE DIZEM?" "resumo" => "O Programa Nacional de Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) foi criado por meio do Decreto nº 5.478/2005, e posteriormente revogado pelo Decreto nº 5.840 de 13 de julho de 2006, para atender a demanda de jovens e adultos que não tiveram acesso ao processo de escolarização na idade apropriada. Este programa consiste numa política pública que articula Educação Básica, EJA e Educação Profissional. A problemática desse estudo trata de investigar o que pensam e dizem efetivamente os alunos que cursam o PROEJA no Campus do IFMA de Buriticupu. Para embasar as discussões foram utilizados os estudos de Di Pierro, 2001; Freire, 2000; Haddad, 2000; Romão, 2017 e outras publicações sobre o tema. Como objetivos específicos pretende-se Investigar quais as percepções que os alunos do PROEJA têm sobre o ensino ofertado nos cursos de Vendas e Serviços Públicos no Campus do IFMA de Buriticupu; Identificar o perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA que estudam no Campus do IFMA de Buriticupu; Investigar até que ponto as metodologias utilizadas pelos professores do PROEJA são compatíveis com o público-alvo; Identificar as principais dificuldades encontradas pelos discentes no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada consiste na execução de uma pesquisa de cunho descritivo e exploratória. Os dados foram tratados na perspectiva da Análise de Conteúdo. Constatou-se que houve muitos desafios no início do programa, mas mesmo diante dos entraves o IFMA de Buriticupu conseguiu estabelecer diretrizes curriculares, pedagógicas e administrativas de funcionamento para este programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9766_TB3246_01122022190711.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DE SOUSA LIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianalira@ifma.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }