A avaliação é uma das etapas do processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, inclui a etapa da educação infantil na estrutura educacional brasileira juntamente com as outras bases de ensino. O intuito nessa pesquisa é de garantir a qualidade e equidade nesta etapa com invólucro na Base Comum Curricular – BNCC, junto ao documento Curricular Referencial do Ceará -DCRC e nos Parâmetros de Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense. O que estabelecem os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças. Esses marcos trazem importantes contribuição basilares para uma organização curricular por campos de experiências dos processos da aprendizagem e desenvolvimento integral de crianças e bebês. Nesses termos, o regime de colaboração é um aliado forte dessas ações de qualidade e equidade, buscando atender as políticas públicas nacionais, estaduais e municipais. Diante disso, proponho nesse trabalho discutir a avaliação infantil permanente dos ambientes de aprendizagem da educação infantil, mediante documentos legais, embasadas nos Parâmetros Educacionais Cearense, levando em conta as interações e brincadeiras que são eixos estruturantes na organização das práticas pedagógicas dos professores, e nas diversas experiências do brincar e das interações das crianças com outras crianças com seus pares, com os adultos, no seu meio social. Entendemos que é necessário um detalhamento na observação na avaliação permanente na educação infantil, baseadas em no brincar e centrada na criança com bases científicas, normatizadas nos documentos oficiais.