Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA: UMA BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90641
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4349
    "inscrito_id" => 17261
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA: UMA BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata de um estudo sobre a utilização das metodologias ativas de aprendizagem no âmbito do ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), mais precisamente, nos cursos ministrados pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE). A inserção de tais metodologias ocorreu devido ao advento das novas Tecnologias da Informação e de como estes recursos vem modificando o nosso modo de vida, o que passou a exigir das instituições de ensino, adaptações urgentes no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, temos como objetivo geral analisar como as metodologias ativas foram implementadas nos cursos do GITE e descrever os principais métodos utilizados desde então. Como percurso metodológico, utilizamos uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e da análise documental de planos de aulas e de normatizações que regem o ensino na Aeronáutica. Os resultados mostraram que as mudanças têm ocorrido de modo gradativo, sendo necessário romper com os moldes mais tradicionais de ensino, pois se encontram fortemente marcado nas práticas dos instrutores. Tais fatores, nos mostram ainda a necessidade de investimento em recursos tecnológicos e em capacitação profissional para que avanços significativos ocorram no processo de ensino-aprendizagem, articulando a utilização de metodologias ativas e os métodos tradicionais de ensino. Dessa forma, esperamos que o estudo possa contribuir no desenvolvimento de ações pedagógicas e de ensino no âmbito do GITE, de forma aplicável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17261_TB4349_08092022192812.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "karinaferreiraraujo@gmail"
    "autor_ies" => "FORÇA AÉREA BRASILEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90641
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4349
    "inscrito_id" => 17261
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA: UMA BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata de um estudo sobre a utilização das metodologias ativas de aprendizagem no âmbito do ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), mais precisamente, nos cursos ministrados pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE). A inserção de tais metodologias ocorreu devido ao advento das novas Tecnologias da Informação e de como estes recursos vem modificando o nosso modo de vida, o que passou a exigir das instituições de ensino, adaptações urgentes no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, temos como objetivo geral analisar como as metodologias ativas foram implementadas nos cursos do GITE e descrever os principais métodos utilizados desde então. Como percurso metodológico, utilizamos uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e da análise documental de planos de aulas e de normatizações que regem o ensino na Aeronáutica. Os resultados mostraram que as mudanças têm ocorrido de modo gradativo, sendo necessário romper com os moldes mais tradicionais de ensino, pois se encontram fortemente marcado nas práticas dos instrutores. Tais fatores, nos mostram ainda a necessidade de investimento em recursos tecnológicos e em capacitação profissional para que avanços significativos ocorram no processo de ensino-aprendizagem, articulando a utilização de metodologias ativas e os métodos tradicionais de ensino. Dessa forma, esperamos que o estudo possa contribuir no desenvolvimento de ações pedagógicas e de ensino no âmbito do GITE, de forma aplicável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17261_TB4349_08092022192812.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "karinaferreiraraujo@gmail"
    "autor_ies" => "FORÇA AÉREA BRASILEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho trata de um estudo sobre a utilização das metodologias ativas de aprendizagem no âmbito do ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), mais precisamente, nos cursos ministrados pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE). A inserção de tais metodologias ocorreu devido ao advento das novas Tecnologias da Informação e de como estes recursos vem modificando o nosso modo de vida, o que passou a exigir das instituições de ensino, adaptações urgentes no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, temos como objetivo geral analisar como as metodologias ativas foram implementadas nos cursos do GITE e descrever os principais métodos utilizados desde então. Como percurso metodológico, utilizamos uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e da análise documental de planos de aulas e de normatizações que regem o ensino na Aeronáutica. Os resultados mostraram que as mudanças têm ocorrido de modo gradativo, sendo necessário romper com os moldes mais tradicionais de ensino, pois se encontram fortemente marcado nas práticas dos instrutores. Tais fatores, nos mostram ainda a necessidade de investimento em recursos tecnológicos e em capacitação profissional para que avanços significativos ocorram no processo de ensino-aprendizagem, articulando a utilização de metodologias ativas e os métodos tradicionais de ensino. Dessa forma, esperamos que o estudo possa contribuir no desenvolvimento de ações pedagógicas e de ensino no âmbito do GITE, de forma aplicável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.