Este trabalho apresenta como objetivo levantar dados preliminares, destacando a importância da tomada de consciência como fundamentação teórica, para acompanhar os processos de conceituação dos sujeitos, identificar lacunas e propor caminhos para estudos futuros. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, desenvolvida em colaborações entre discentes do programa de pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores - PPG ECFP, que cursaram a disciplina: Educação Científica e Processos de Tomada de Consciência na Epistemologia Genética. A base mapeada para obtenção dos dados bibliográficos incluiu o Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e o Google Acadêmico. Foram analisadas dissertações, teses e outros trabalhos (congresso, periódicos) nos últimos 06 anos (2016 a 2021). As palavras chaves utilizadas na busca foram: a) “tomada de consciência” mais “fazer e compreender” mais “educação matemática”; b) “tomada de consciência”, “fazer e compreender” mais “educação em biologia”. Nos trabalhos analisados, destacamos os seguintes aspectos: a) Importância: A escolha da Tomada de Consciência no âmbito da Epistemologia Genética é apontada pelos autores como uma temática de maior relevância para o campo educacional, permitindo reflexões nos âmbitos curriculares, didáticos e pedagógicos; b) Lacunas: As pesquisas nas áreas de conhecimentos, aqui retratadas, ainda são pouco exploradas; c) Perspectivas Futuras: As obras A tomada de consciência (1974b) e o Fazer e compreender (1974a), podem trazer grandes contribuições para área educacional.