Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90638
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4345
    "inscrito_id" => 8380
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "A utilização das TDIC têm se apresentado como recursos de apoio ao ensino de Química, que podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos saberes escolares, desde que a sua utilização seja feita de forma pedagogicamente correta. Neste sentido, torna-se importante que a discussão sobre a sua utilização seja bem enfatizada na formação inicial de professores, com o objetivo de preparar o futuro professor de Química para saber construir e trabalhar com ferramentas tecnológicas em sala de aula. Destarte, esse trabalho de pesquisa buscará relatar as experiências vivenciadas na formação inicial de professores de Química a partir da construção de recursos tecnológicos que colaborem para pensar o seu uso em sala de aula, em uma instituição pública de ensino superior do estado do Piauí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que assume a forma de relato de experiência. O público alvo da pesquisa foram licenciandos do curso de Licenciatura em Química, matriculados na disciplina de Tecnologias aplicadas ao ensino de Química. As experiências vivenciadas ao longo da disciplina oportunizaram discussões sobre o papel pedagógico que as TDIC assumem no ensino de Química, a necessidade de se promover o letramento digital nas aulas, além da elaboração de ações práticas que envolveram a construção de webquest, aplicativo, jogo virtual, vídeo com legenda e a construção de roteiros experimentais usando o laboratório virtual de Química na perspectiva do conceito de experimentação problematizadora. Percebe-se que as ações desenvolvidas oportunizaram novos olhares sobre o papel que o planejamento assume na prática pedagógica de um professor de Química, despertando motivação para a construção, aplicação e avaliação dessas ferramentas. Nesse sentido, compreende-se que é importante que o professor conheça e domine as tecnologias, com o objetivo de melhorar a sua prática de ensino quando estiver na condição de professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8380_TB4345_08092022191302.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO PEREIRA"
    "autor_email" => "profthiagopereira.silva@g"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90638
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4345
    "inscrito_id" => 8380
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "A utilização das TDIC têm se apresentado como recursos de apoio ao ensino de Química, que podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos saberes escolares, desde que a sua utilização seja feita de forma pedagogicamente correta. Neste sentido, torna-se importante que a discussão sobre a sua utilização seja bem enfatizada na formação inicial de professores, com o objetivo de preparar o futuro professor de Química para saber construir e trabalhar com ferramentas tecnológicas em sala de aula. Destarte, esse trabalho de pesquisa buscará relatar as experiências vivenciadas na formação inicial de professores de Química a partir da construção de recursos tecnológicos que colaborem para pensar o seu uso em sala de aula, em uma instituição pública de ensino superior do estado do Piauí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que assume a forma de relato de experiência. O público alvo da pesquisa foram licenciandos do curso de Licenciatura em Química, matriculados na disciplina de Tecnologias aplicadas ao ensino de Química. As experiências vivenciadas ao longo da disciplina oportunizaram discussões sobre o papel pedagógico que as TDIC assumem no ensino de Química, a necessidade de se promover o letramento digital nas aulas, além da elaboração de ações práticas que envolveram a construção de webquest, aplicativo, jogo virtual, vídeo com legenda e a construção de roteiros experimentais usando o laboratório virtual de Química na perspectiva do conceito de experimentação problematizadora. Percebe-se que as ações desenvolvidas oportunizaram novos olhares sobre o papel que o planejamento assume na prática pedagógica de um professor de Química, despertando motivação para a construção, aplicação e avaliação dessas ferramentas. Nesse sentido, compreende-se que é importante que o professor conheça e domine as tecnologias, com o objetivo de melhorar a sua prática de ensino quando estiver na condição de professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8380_TB4345_08092022191302.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO PEREIRA"
    "autor_email" => "profthiagopereira.silva@g"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A utilização das TDIC têm se apresentado como recursos de apoio ao ensino de Química, que podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos saberes escolares, desde que a sua utilização seja feita de forma pedagogicamente correta. Neste sentido, torna-se importante que a discussão sobre a sua utilização seja bem enfatizada na formação inicial de professores, com o objetivo de preparar o futuro professor de Química para saber construir e trabalhar com ferramentas tecnológicas em sala de aula. Destarte, esse trabalho de pesquisa buscará relatar as experiências vivenciadas na formação inicial de professores de Química a partir da construção de recursos tecnológicos que colaborem para pensar o seu uso em sala de aula, em uma instituição pública de ensino superior do estado do Piauí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que assume a forma de relato de experiência. O público alvo da pesquisa foram licenciandos do curso de Licenciatura em Química, matriculados na disciplina de Tecnologias aplicadas ao ensino de Química. As experiências vivenciadas ao longo da disciplina oportunizaram discussões sobre o papel pedagógico que as TDIC assumem no ensino de Química, a necessidade de se promover o letramento digital nas aulas, além da elaboração de ações práticas que envolveram a construção de webquest, aplicativo, jogo virtual, vídeo com legenda e a construção de roteiros experimentais usando o laboratório virtual de Química na perspectiva do conceito de experimentação problematizadora. Percebe-se que as ações desenvolvidas oportunizaram novos olhares sobre o papel que o planejamento assume na prática pedagógica de um professor de Química, despertando motivação para a construção, aplicação e avaliação dessas ferramentas. Nesse sentido, compreende-se que é importante que o professor conheça e domine as tecnologias, com o objetivo de melhorar a sua prática de ensino quando estiver na condição de professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.