O Programa Nacional de Alimentação Escolar prevê como parte de suas premissas a inclusão da educação alimentar e nutricional nas escolas, através de práticas integrativas que sejam capazes de desenvolver hábitos alimentares saudáveis. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um E-book sobre educação alimentar, nutricional e sustentável, remetendo a brincadeira de infância Pega-Pega, em que os alunos da Educação Infantil irão desvendar as PANC através de histórias e experiências sensoriais. O material de apoio no processo pedagógico (Guia orientativo dos professores), contempla o passo a passo para o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Para elaboração foi realizada um levantamento bibliográfico sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) para escolares da educação infantil. O método Montessoriano foi utilizado para elaboração lúdica deste material. Até o presente momento não foi possível encontrar pesquisas ou materiais sobre contação de histórias com PANC e seu uso na educação infantil. Sendo assim, a necessidade de inserir as bases para uma alimentação saudável e sustentável desde a primeira infância, com materiais adequados a faixa etária, e ainda considerando o cenário atual, pós pandêmico, sindemia de obesidade e demais doenças crônicas não transmissíveis acometendo grande parte da população mundial além do alto custo dos alimentos e retorno do país ao mapa da fome. O resgate do conhecimento da alimentação tradicional nas escolas, acessível, de alto valor nutricional, baixo custo e sustentável aponta um caminho construído por nossa ancestralidade que nos pertence, com potencial de transformação e garantia na qualidade de vida.