Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU SOB A PESPECTIVA DO SOFTWARE GEOGEBRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90585
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4273
    "inscrito_id" => 16979
    "titulo" => "A FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU SOB A PESPECTIVA DO SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => "Atualmente, pesquisas tem demonstrado a importância de o profissional docente buscar recursos que corroborem para o dinamismo do ensino, visando alcançar um melhor entendimento do aluno aos mais diversos saberes, principalmente ao que tange o ensino de matemática. Mediante isso, buscamos pesquisar sobre a função do segundo grau, com o uso do software GeoGebra, pois, a mesma é um estudo de comportamentos de uma função cujo maior expoente da incógnita é dois, se caracterizando como base e ponto de partida para vários outros assuntos. A escolha desse aplicativo se deu por que possui conceitos algébricos e geométricos em sua interface. Deste modo, o presente artigo objetiva analisar uma experiência de ensino-aprendizagem de função quadrática, a oficina “Ensino de Função do Segundo Grau por meio do GeoGebra” vivenciada no I Ciclo de Oficinas e Minicursos do Departamento de Educação Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Senhor do Bonfim. Essa pesquisa tem caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, tendo como público alvo docentes atuantes no ensino médio, graduandos de Cursos de Licenciatura em Matemática e discentes do terceiro ano do ensino médio. Para coleta de dados, utilizamos como instrumento e construção deste estudo, um questionário misto que foi aplicado posterior a oficina, com intuito de perceber as implicações e potencialidades do GeoGebra para o ensino de Função do Segundo Grau. Após análises dos resultados obtidos concluímos que o uso deste recurso para a simplificação de uma temática, em sua essência, abstrata, provou ser bastante eficaz. Os resultados apontados comprovam ainda a facilidade na compreensão e absorção dos assuntos abordados, logo, é evidente a importância da inclusão de materiais didáticos manipuláveis, para que haja uma melhor visualização e compreensão de novos conteúdos em salas de aula. Por fim, esperamos embasar outros autores a pesquisarem nessa temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16979_TB4273_05122022230059.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KENNEDY VINICIUS DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "KENNEDY"
    "autor_email" => "kennedyviny11@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90585
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4273
    "inscrito_id" => 16979
    "titulo" => "A FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU SOB A PESPECTIVA DO SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => "Atualmente, pesquisas tem demonstrado a importância de o profissional docente buscar recursos que corroborem para o dinamismo do ensino, visando alcançar um melhor entendimento do aluno aos mais diversos saberes, principalmente ao que tange o ensino de matemática. Mediante isso, buscamos pesquisar sobre a função do segundo grau, com o uso do software GeoGebra, pois, a mesma é um estudo de comportamentos de uma função cujo maior expoente da incógnita é dois, se caracterizando como base e ponto de partida para vários outros assuntos. A escolha desse aplicativo se deu por que possui conceitos algébricos e geométricos em sua interface. Deste modo, o presente artigo objetiva analisar uma experiência de ensino-aprendizagem de função quadrática, a oficina “Ensino de Função do Segundo Grau por meio do GeoGebra” vivenciada no I Ciclo de Oficinas e Minicursos do Departamento de Educação Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Senhor do Bonfim. Essa pesquisa tem caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, tendo como público alvo docentes atuantes no ensino médio, graduandos de Cursos de Licenciatura em Matemática e discentes do terceiro ano do ensino médio. Para coleta de dados, utilizamos como instrumento e construção deste estudo, um questionário misto que foi aplicado posterior a oficina, com intuito de perceber as implicações e potencialidades do GeoGebra para o ensino de Função do Segundo Grau. Após análises dos resultados obtidos concluímos que o uso deste recurso para a simplificação de uma temática, em sua essência, abstrata, provou ser bastante eficaz. Os resultados apontados comprovam ainda a facilidade na compreensão e absorção dos assuntos abordados, logo, é evidente a importância da inclusão de materiais didáticos manipuláveis, para que haja uma melhor visualização e compreensão de novos conteúdos em salas de aula. Por fim, esperamos embasar outros autores a pesquisarem nessa temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16979_TB4273_05122022230059.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KENNEDY VINICIUS DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "KENNEDY"
    "autor_email" => "kennedyviny11@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Atualmente, pesquisas tem demonstrado a importância de o profissional docente buscar recursos que corroborem para o dinamismo do ensino, visando alcançar um melhor entendimento do aluno aos mais diversos saberes, principalmente ao que tange o ensino de matemática. Mediante isso, buscamos pesquisar sobre a função do segundo grau, com o uso do software GeoGebra, pois, a mesma é um estudo de comportamentos de uma função cujo maior expoente da incógnita é dois, se caracterizando como base e ponto de partida para vários outros assuntos. A escolha desse aplicativo se deu por que possui conceitos algébricos e geométricos em sua interface. Deste modo, o presente artigo objetiva analisar uma experiência de ensino-aprendizagem de função quadrática, a oficina “Ensino de Função do Segundo Grau por meio do GeoGebra” vivenciada no I Ciclo de Oficinas e Minicursos do Departamento de Educação Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Senhor do Bonfim. Essa pesquisa tem caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, tendo como público alvo docentes atuantes no ensino médio, graduandos de Cursos de Licenciatura em Matemática e discentes do terceiro ano do ensino médio. Para coleta de dados, utilizamos como instrumento e construção deste estudo, um questionário misto que foi aplicado posterior a oficina, com intuito de perceber as implicações e potencialidades do GeoGebra para o ensino de Função do Segundo Grau. Após análises dos resultados obtidos concluímos que o uso deste recurso para a simplificação de uma temática, em sua essência, abstrata, provou ser bastante eficaz. Os resultados apontados comprovam ainda a facilidade na compreensão e absorção dos assuntos abordados, logo, é evidente a importância da inclusão de materiais didáticos manipuláveis, para que haja uma melhor visualização e compreensão de novos conteúdos em salas de aula. Por fim, esperamos embasar outros autores a pesquisarem nessa temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.