Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: GESTÃO E PLANEJAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90554
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4228
    "inscrito_id" => 16444
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: GESTÃO E PLANEJAMENTO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da gestão democrática e do planejamento na oferta da Educação Profissional e Tecnológica onde o processo de ensino deve ser organizado de forma que o educando seja capaz de produzir conhecimento, compreendendo o processo produtivo, através do seu desenvolvimento integral, para que assim seja eliminada qualquer forma de discriminação e exclusão. Nesse percurso, propõe-se uma reflexão pautada no estudo de caráter bibliográfico associada e discussão teórica. Destaca-se a Educação Profissional e Tecnológica comprometida com a cultura civilizatória articulada com o projeto de desenvolvimento social e econômico. Procura-se, assim responder ao questionamento, como a gestão da educação profissional pode proporcionar aos alunos uma tomada de consciência sobre o seu papel social na construção de sua história e na história da escola tornando-a mais significativa e mais produtiva? Para isso, discute-se a relevância da gestão democrática para o favorecimento de uma educação mais igualitária, bem como a importância da elaboração coletiva e democrática do Projeto Político Pedagógico da Educação Profissional e Tecnológica tendo como base a formação humanizadora e emancipadora, sob uma ótica humanista apoiada em autores como Araujo, Grabowski, Freire, Lück, Frigotto, Manacorda, através da prática de uma gestão participativa, onde todos os atores que fazem parte do contexto escolar participam ativamente dos espaços de decisão e discussão no sentido pleno e reflexivo, resultando na superação da alienação através de um ambiente de coletividade e no cumprimento de sua finalidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16444_TB4228_05102022100110.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANY MARIA ARAUJO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ROSEANY"
    "autor_email" => "rmaa1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90554
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4228
    "inscrito_id" => 16444
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: GESTÃO E PLANEJAMENTO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da gestão democrática e do planejamento na oferta da Educação Profissional e Tecnológica onde o processo de ensino deve ser organizado de forma que o educando seja capaz de produzir conhecimento, compreendendo o processo produtivo, através do seu desenvolvimento integral, para que assim seja eliminada qualquer forma de discriminação e exclusão. Nesse percurso, propõe-se uma reflexão pautada no estudo de caráter bibliográfico associada e discussão teórica. Destaca-se a Educação Profissional e Tecnológica comprometida com a cultura civilizatória articulada com o projeto de desenvolvimento social e econômico. Procura-se, assim responder ao questionamento, como a gestão da educação profissional pode proporcionar aos alunos uma tomada de consciência sobre o seu papel social na construção de sua história e na história da escola tornando-a mais significativa e mais produtiva? Para isso, discute-se a relevância da gestão democrática para o favorecimento de uma educação mais igualitária, bem como a importância da elaboração coletiva e democrática do Projeto Político Pedagógico da Educação Profissional e Tecnológica tendo como base a formação humanizadora e emancipadora, sob uma ótica humanista apoiada em autores como Araujo, Grabowski, Freire, Lück, Frigotto, Manacorda, através da prática de uma gestão participativa, onde todos os atores que fazem parte do contexto escolar participam ativamente dos espaços de decisão e discussão no sentido pleno e reflexivo, resultando na superação da alienação através de um ambiente de coletividade e no cumprimento de sua finalidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16444_TB4228_05102022100110.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANY MARIA ARAUJO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ROSEANY"
    "autor_email" => "rmaa1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da gestão democrática e do planejamento na oferta da Educação Profissional e Tecnológica onde o processo de ensino deve ser organizado de forma que o educando seja capaz de produzir conhecimento, compreendendo o processo produtivo, através do seu desenvolvimento integral, para que assim seja eliminada qualquer forma de discriminação e exclusão. Nesse percurso, propõe-se uma reflexão pautada no estudo de caráter bibliográfico associada e discussão teórica. Destaca-se a Educação Profissional e Tecnológica comprometida com a cultura civilizatória articulada com o projeto de desenvolvimento social e econômico. Procura-se, assim responder ao questionamento, como a gestão da educação profissional pode proporcionar aos alunos uma tomada de consciência sobre o seu papel social na construção de sua história e na história da escola tornando-a mais significativa e mais produtiva? Para isso, discute-se a relevância da gestão democrática para o favorecimento de uma educação mais igualitária, bem como a importância da elaboração coletiva e democrática do Projeto Político Pedagógico da Educação Profissional e Tecnológica tendo como base a formação humanizadora e emancipadora, sob uma ótica humanista apoiada em autores como Araujo, Grabowski, Freire, Lück, Frigotto, Manacorda, através da prática de uma gestão participativa, onde todos os atores que fazem parte do contexto escolar participam ativamente dos espaços de decisão e discussão no sentido pleno e reflexivo, resultando na superação da alienação através de um ambiente de coletividade e no cumprimento de sua finalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.