COMITÊS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RUMO ÀS ESCOLAS SUSTENTÁVEIS NA REDE MUNICIPAL DE PARNAMIRIM / RN
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89165 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2374 "inscrito_id" => 13495 "titulo" => "COMITÊS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RUMO ÀS ESCOLAS SUSTENTÁVEIS NA REDE MUNICIPAL DE PARNAMIRIM / RN" "resumo" => "O Programa Escolas Sustentáveis foi criado e desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte (RN). As escolas sustentáveis têm três dimensões: gestão, currículo e espaço físico. Esse Programa tem como objetivo a criação do Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEAs) e dos Comitês Escolares de Educação Ambiental (CEEAs). O objetivo deste resumo expandido é relatar a experiência da criação dos CEEAs por meio do acompanhamento técnico-pedagógico da Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Educação Básica (Copeb) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Parnamirim. O CMEA de Parnamirim foi criado com representantes da Semec, da Segunda Diretoria Regional de Educação e Cultura (2ª Direc) do estado do RN, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem). Foram criados os CEEAs de 10 escolas municipais, de 5 centros infantis municipais e de 3 escolas estaduais. Os Comitês Escolares dessas escolas e centros infantis terão que fazer o diagnóstico da Educação Ambiental nas suas respectivas escolas e, em seguida, construir uma Agenda Escolar de Educação Ambiental (AEEA). O diagnóstico da EA nas escolas será feito por meio de 50 questões, divididas por 10 indicadores, que compõem as três dimensões das escolas sustentáveis. Por sua vez, a AEEA será construída com a seguinte estrutura: apresentação; objetivos, geral e específicos; referenciais teóricos; metodologia de execução, com ações e metas a curto, médio e longo prazo; monitoramento e avaliação; e referências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13495_TB2374_27092022134907.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO AUGUSTO NOGUEIRA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "queiroztan@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89165 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2374 "inscrito_id" => 13495 "titulo" => "COMITÊS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RUMO ÀS ESCOLAS SUSTENTÁVEIS NA REDE MUNICIPAL DE PARNAMIRIM / RN" "resumo" => "O Programa Escolas Sustentáveis foi criado e desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte (RN). As escolas sustentáveis têm três dimensões: gestão, currículo e espaço físico. Esse Programa tem como objetivo a criação do Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEAs) e dos Comitês Escolares de Educação Ambiental (CEEAs). O objetivo deste resumo expandido é relatar a experiência da criação dos CEEAs por meio do acompanhamento técnico-pedagógico da Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Educação Básica (Copeb) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Parnamirim. O CMEA de Parnamirim foi criado com representantes da Semec, da Segunda Diretoria Regional de Educação e Cultura (2ª Direc) do estado do RN, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem). Foram criados os CEEAs de 10 escolas municipais, de 5 centros infantis municipais e de 3 escolas estaduais. Os Comitês Escolares dessas escolas e centros infantis terão que fazer o diagnóstico da Educação Ambiental nas suas respectivas escolas e, em seguida, construir uma Agenda Escolar de Educação Ambiental (AEEA). O diagnóstico da EA nas escolas será feito por meio de 50 questões, divididas por 10 indicadores, que compõem as três dimensões das escolas sustentáveis. Por sua vez, a AEEA será construída com a seguinte estrutura: apresentação; objetivos, geral e específicos; referenciais teóricos; metodologia de execução, com ações e metas a curto, médio e longo prazo; monitoramento e avaliação; e referências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13495_TB2374_27092022134907.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO AUGUSTO NOGUEIRA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "queiroztan@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }