Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PSICOMOTRICIDADE E SUAS INTERFACES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90551
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4225
    "inscrito_id" => 14587
    "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE E SUAS INTERFACES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO."
    "resumo" => "O estudo da psicomotricidade vem ganhando cada vez mais espaço entre pesquisadores e estudiosos da área da educação, tendo em vista que, a mesma é uma área ligada ao desenvolvimento do ser humano em todas as suas interfaces, pois, estuda o homem através de seu corpo em movimento, suas relações internas e externas. Nesse sentido, é de grande relevância perceber as práticas psicomotoras como parte integrante do processo de ensino aprendizagem logo na primeira infância, uma vez que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como se mover pode ser determinante durante toda a vida. Infelizmente, nem sempre é dada a real atenção à educação psicomotora, ressaltando os elementos psicomotores que ainda são desconhecidos de uma boa parcela de profissionais da educação, culminando assim, na fragilidade de algumas práticas pedagógicas que não são favoráveis ao processo de aprendizagem. Objetiva-se através dessa pesquisa apresentar uma reflexão mais apurada acerca da contribuição da psicomotricidade e suas interfaces a partir de um olhar psicopedagógico, observando o seu conceito e seus principais elementos, de modo que, todos os profissionais da educação tenham consciência de que a criança atua no mundo por meio do movimento e por isso devem propor atividades fundamentadas nos princípios da psicomotricidade. A pesquisa evidencia a necessidade de um olhar mais atento e qualificado dos profissionais da educação ao desenvolvimento psicomotor na primeira infância. Esse trabalho foi construído a partir de pesquisa qualitativa e de natureza bibliográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14587_TB4225_12102022073708.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILANEIDE MARQUES SOUTO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "Ilaneide Souto"
    "autor_email" => "ilaneide@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90551
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4225
    "inscrito_id" => 14587
    "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE E SUAS INTERFACES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO."
    "resumo" => "O estudo da psicomotricidade vem ganhando cada vez mais espaço entre pesquisadores e estudiosos da área da educação, tendo em vista que, a mesma é uma área ligada ao desenvolvimento do ser humano em todas as suas interfaces, pois, estuda o homem através de seu corpo em movimento, suas relações internas e externas. Nesse sentido, é de grande relevância perceber as práticas psicomotoras como parte integrante do processo de ensino aprendizagem logo na primeira infância, uma vez que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como se mover pode ser determinante durante toda a vida. Infelizmente, nem sempre é dada a real atenção à educação psicomotora, ressaltando os elementos psicomotores que ainda são desconhecidos de uma boa parcela de profissionais da educação, culminando assim, na fragilidade de algumas práticas pedagógicas que não são favoráveis ao processo de aprendizagem. Objetiva-se através dessa pesquisa apresentar uma reflexão mais apurada acerca da contribuição da psicomotricidade e suas interfaces a partir de um olhar psicopedagógico, observando o seu conceito e seus principais elementos, de modo que, todos os profissionais da educação tenham consciência de que a criança atua no mundo por meio do movimento e por isso devem propor atividades fundamentadas nos princípios da psicomotricidade. A pesquisa evidencia a necessidade de um olhar mais atento e qualificado dos profissionais da educação ao desenvolvimento psicomotor na primeira infância. Esse trabalho foi construído a partir de pesquisa qualitativa e de natureza bibliográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14587_TB4225_12102022073708.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILANEIDE MARQUES SOUTO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "Ilaneide Souto"
    "autor_email" => "ilaneide@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O estudo da psicomotricidade vem ganhando cada vez mais espaço entre pesquisadores e estudiosos da área da educação, tendo em vista que, a mesma é uma área ligada ao desenvolvimento do ser humano em todas as suas interfaces, pois, estuda o homem através de seu corpo em movimento, suas relações internas e externas. Nesse sentido, é de grande relevância perceber as práticas psicomotoras como parte integrante do processo de ensino aprendizagem logo na primeira infância, uma vez que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como se mover pode ser determinante durante toda a vida. Infelizmente, nem sempre é dada a real atenção à educação psicomotora, ressaltando os elementos psicomotores que ainda são desconhecidos de uma boa parcela de profissionais da educação, culminando assim, na fragilidade de algumas práticas pedagógicas que não são favoráveis ao processo de aprendizagem. Objetiva-se através dessa pesquisa apresentar uma reflexão mais apurada acerca da contribuição da psicomotricidade e suas interfaces a partir de um olhar psicopedagógico, observando o seu conceito e seus principais elementos, de modo que, todos os profissionais da educação tenham consciência de que a criança atua no mundo por meio do movimento e por isso devem propor atividades fundamentadas nos princípios da psicomotricidade. A pesquisa evidencia a necessidade de um olhar mais atento e qualificado dos profissionais da educação ao desenvolvimento psicomotor na primeira infância. Esse trabalho foi construído a partir de pesquisa qualitativa e de natureza bibliográfica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.