CORRELAÇÕES E REFLEXÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO SOBRE A PANDEMIA DE COVID 19 E A EVASÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90978 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4835 "inscrito_id" => 7706 "titulo" => "CORRELAÇÕES E REFLEXÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO SOBRE A PANDEMIA DE COVID 19 E A EVASÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." "resumo" => "A suspensão das aulas presenciais foi uma das primeiras medidas assumidas globalmente para conter o avanço da pandemia de Covid 19. Como alternativa de continuidade, após um período de pausa inicial, o ensino remoto foi a opção tomada em diferentes países, entre eles o Brasil, para o prosseguimento do ano letivo. Nesse arranjo de ensino, as tecnologias se tornaram determinantes e ocorreram mudanças representativas de ordem didática, metodológica e estrutural, que se fizeram acompanhar por benefícios de continuidade e também por reflexos negativos, sobretudo evasão, acentuados pelas assimetrias socioeconômicas nacionais. O objetivo deste artigo foi revisar a literatura acerca da pandemia de Covid 19 frente à evasão na educação pública nacional, sob enfoque da Educação Básica. Foi realizada uma revisão bibliográfica, qualitativa, na literatura preferencialmente divulgada entre os anos de 2019-2021, extraída de bases impressas e digitais como Biblioteca Digital da Produção Intelectual, Dedalus, Educ@, Institute of Education Science, Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Redalyc e Scientific Electronic Library Online, com o uso dos descritores “Covid 19”, “evasão” e “educação”. Foi observado que a pandemia de Covid 19 reconfigurou à docência e trouxe crescente necessidade de domínio/acesso às tecnologias por professores e alunos, fenômeno desafiador a ambientes de desigualdade socioeconômica. O acesso tecnológico e o apoio ao ensino e aprendizagem, sobretudo familiar, se mostraram determinantes contra a evasão, um fenômeno multifatorial passível de redução a partir do fortalecimento do vínculo escolar, atuação docente e suporte contra assimetrias de acesso tecnológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7706_TB4835_03102022170005.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILMAR GALEANO MARQUES" "autor_nome_curto" => "BOB" "autor_email" => "e.bob@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90978 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4835 "inscrito_id" => 7706 "titulo" => "CORRELAÇÕES E REFLEXÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO SOBRE A PANDEMIA DE COVID 19 E A EVASÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." "resumo" => "A suspensão das aulas presenciais foi uma das primeiras medidas assumidas globalmente para conter o avanço da pandemia de Covid 19. Como alternativa de continuidade, após um período de pausa inicial, o ensino remoto foi a opção tomada em diferentes países, entre eles o Brasil, para o prosseguimento do ano letivo. Nesse arranjo de ensino, as tecnologias se tornaram determinantes e ocorreram mudanças representativas de ordem didática, metodológica e estrutural, que se fizeram acompanhar por benefícios de continuidade e também por reflexos negativos, sobretudo evasão, acentuados pelas assimetrias socioeconômicas nacionais. O objetivo deste artigo foi revisar a literatura acerca da pandemia de Covid 19 frente à evasão na educação pública nacional, sob enfoque da Educação Básica. Foi realizada uma revisão bibliográfica, qualitativa, na literatura preferencialmente divulgada entre os anos de 2019-2021, extraída de bases impressas e digitais como Biblioteca Digital da Produção Intelectual, Dedalus, Educ@, Institute of Education Science, Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Redalyc e Scientific Electronic Library Online, com o uso dos descritores “Covid 19”, “evasão” e “educação”. Foi observado que a pandemia de Covid 19 reconfigurou à docência e trouxe crescente necessidade de domínio/acesso às tecnologias por professores e alunos, fenômeno desafiador a ambientes de desigualdade socioeconômica. O acesso tecnológico e o apoio ao ensino e aprendizagem, sobretudo familiar, se mostraram determinantes contra a evasão, um fenômeno multifatorial passível de redução a partir do fortalecimento do vínculo escolar, atuação docente e suporte contra assimetrias de acesso tecnológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7706_TB4835_03102022170005.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILMAR GALEANO MARQUES" "autor_nome_curto" => "BOB" "autor_email" => "e.bob@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }