As tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na educação básica e, por conseguinte, vêm gerando muitos questionamentos no que diz respeito a esse novo modo de ensinar e aprender, principalmente no que concerne ao modo de enxergar essa realidade por parte de alguns educadores. É notório que muitos professores encontram dificuldades para usar as tecnologias em sala de aula, muitas vezes por falta de habilidade mesmo, outras por não querer sair da zona de conforto, afinal a mudança de estratégias pedagógicas assusta e parece dar trabalho. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender os desafios impostos pelas TICs para o ensino da Geografia e, ao mesmo tempo discutir algumas possibilidades para melhorá-lo. A metodologia seguiu os parâmetros da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Nosso trabalho está ancorado nas pressuposições de Alarcão (2003), Presky (2010) e outros estudiosos. Os resultados apontam que o ensino de Geografia envolve grandes desafios, os quais ultrapassam a necessidade do uso de computadores conectados à internet como ferramenta de ensino e aprendizagem. Logo, para que as TICs possam fazer parte das práticas pedagógicas em sala de aula, é necessário que ações específicas sejam adotadas pelo professor de Geografia, no sentido de construir conhecimentos geográficos juntamente com o aluno, relacionando as implicações do mundo global ao espaço local, buscando formar sujeitos críticos em relação à realidade que o cerca.