O presente trabalho realiza um mapeamento sobre o ensino de ciências e as relações étnico-raciais evidenciados nas pesquisas em Educação em Ciências, tendo como base de dados um dos maiores eventos da área no Brasil. Possui o objetivo de elencar as pesquisas sobre educação em ciências e sua interface com as relações étnico-raciais, abordando temas como cultura quilombola, memória biocultural, decolonialidade e racismo na perspectiva do ensino de ciências a partir de uma análise bibliográfica dos trabalhos completos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no ano de 2021. Como resultados, encontramos 12 trabalhos que abordaram o tema, distribuídos em 4 categorias: decolonialidade, identidade cultural, racismo e memória biocultural. Observou-se um aumento no número de produções sobre o tema, em relação aos anos anteriores, porém, é necessário mais pesquisas sobre a ensino de ciências e as relações étnico-raciais. É fundamental que questões como essas sejam discutidas incansavelmente, e que as populações tradicionais vejam sua história sendo reescrita, recontada por suas vozes, assumindo o papel de autores da própria história. Entretanto, para que isso ocorra, a escola possui papel fundamental na tomada de consciência, na modificação do currículo, na estratégia metodológica, na produção de material didático e na formação docente.