O presente artigo é um recorte de pesquisa desenvolvida a nível de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que possui como objetivo, a reflexão sobre o papel da experimentação nos processos de ensino e aprendizagem dentro do ensino de ciências, enfatizando a importância da alfabetização científica na formação de estudantes da Educação Básica. Nesse sentido, apresenta-se como estrutura de problema norteador a inquietação sobre o conteúdo presente em artigos científicos publicados na última década que tratam sobre as práticas experimentais utilizadas em sala de aula que instiguem os estudantes a pensar de forma científica. Para tanto, delineou-se a discussão na perspectiva de pesquisa bibliográfica, com levantamento de dados por meio do portal de periódicos CAPES, utilizando-se os seguintes descritores: “ensino de ciências”, “experimentação” e “alfabetização científica”. Como resultado, foi possível perceber que nos sete artigos selecionados, dentre os 208 encontrados, existe uma preocupação em intensificar a importância dos benefícios do pensamento científico em práticas experimentais no ensino de ciências que estejam ligadas à alfabetização científica para que debates, tomada de decisões e resolução de situações-problema fortaleçam ainda mais a aprendizagem do estudante. Logo, conclui-se que, seja por estudos bibliográficos ou práticos da experimentação no ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica, a comunicação científica é um instrumento importante para instigar reflexões, discussões e inquietações nos indivíduos, envolvendo a intenção, a vontade, o interesse, a curiosidade sobre a visão de mundo que está sempre em construção.