A educação tem o papel de preparar os alunos para encarar as diversas situações do cotidiano, para viver e trabalhar em sociedade. Observamos no cenário atual a necessidade da produção, divulgação e acesso às informações através das tecnologias digitais. Considerando o contexto escolar, novas possibilidades de ensino aliadas as tecnologias podem ser extremamente úteis ao processo educativo. As tecnologias digitais são ferramentas indispensáveis para promoção de uma aprendizagem significativa, pois podem despertam maior interesse e engajamento dos alunos se forem utilizadas na/para construção do conhecimento. Sabemos que para utilizar as tecnologias digitais na sala de aula é necessária uma formação do professor que contemple a temática discutida. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel das tecnologias digitais para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, destacando a importância para o contexto da sala de aula. Para tanto, no corpo do texto tratamos essa temática apontando autores que contribuem para o debate e a promoção da inserção das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da Matemática. Entretanto, consideramos um desafio para os professores de Matemática utilizar as tecnologias digitais para auxiliar os alunos a construir o conhecimento, em que é necessário o equilíbrio de vários fatores, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem. Assim, é essencial que os professores aprimorem o ensino buscando estratégias metodológicas que favoreçam a aprendizagem dos alunos.