O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância do ato de brincar para o processo de aprendizagem das crianças no ensino infantil (EI) na escola de ensino fundamental Antônia maria das Neves no sitio Barra II, no município de Iguatu. Cuja a investigação foi de natureza qualitativa, com estudo de caso, que buscou conhecer como se dá o uso de jogos e brincadeiras para promover a aprendizagem na sala de aula, assim como os métodos utilizados para fazer essa abordagem na sala de aula, que por sua vez abordarmos a temática através de trabalhos acadêmicos e estudo de caso da escola Antônia Maria das Neves, que utiliza jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, onde percebe-se que as mesmas enfatizam que as brincadeiras e o lúdico contribuem de forma significativa na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo das crianças, pois procuram, despertar o interesse e aproveitar potencial de cada aluno por meio das brincadeiras em sala de aula. É importante ressaltar que para que ocorra a aprendizagem dos alunos, o professor deve ter conhecimentos e metodologias específicas que podem favorecer a aplicação destas metodologias lúdicas na sala. Sendo assim, é necessário um maior investimento por parte da instituição, principalmente, em formação para os docentes.