Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DIDÁTICOS COMPARATIVOS DO PROCESSO EVOLUTIVO DAS PLANTAS CRIPTÓGAMAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

As diferenças dentro do grupo das plantas Criptógamas são essenciais para o entendimento da evolução vegetal e, para esse entendimento, é muito importante a relação entre teoria e prática. Porém, nem todas as instituições de ensino têm infraestrutura suficiente para realizar aulas práticas, impossibilitando que estudantes possam observar essas plantas além do conteúdo teórico em sala de aula. Nessa realidade, diversas escolas buscam alternativas economicamente viáveis para complementar o processo de aprendizagem e, muitas vezes, considerando a relevância da sustentabilidade, utilizam ferramentas de materiais recicláveis. Assim, visando a uma construção fácil e de baixo custo, adaptável a qualquer realidade para construir uma ponte entre teoria e prática mais sólida nas instituições de ensino, este trabalho teve como objetivo desenvolver modelos didáticos comparativos do processo evolutivo das plantas Criptógamas (Briófitas e Pteridófitas) com materiais recicláveis; utilizando-se tampa plástica de garrafa, papel, papelão, elásticos de máscaras descartáveis, canudos e EVA e baseando-se em pesquisa bibliográfica. Foram obtidos dois modelos didáticos das plantas Criptógamas, um de um musgo, representando as Briófitas, e o outro de uma samambaia, representando as Pteridófitas; cada parte foi desenvolvida para ilustrar da melhor maneira possível os órgãos das plantas e compará-las dentro do seu processo evolutivo, sendo os vasos condutores, representados na samambaia, uma das principais diferenças evolutivas entre elas. Os modelos mostraram-se de baixíssimo custo, principalmente, por serem compostos essencialmente por materiais recicláveis, custando em torno de R$ 20,00. A representação de estruturas e seres de forma detalhada e lúdica auxilia na fixação e aprendizagem dos conteúdos. A Botânica e a Evolução interligam-se já que a adaptação consequente da evolução torna-se visível ao analisar e comparar a filogenia de diferentes grupos de plantas. Este trabalho chegou a um resultado satisfatório e adaptável a diferentes realidades educacionais, levando em consideração sustentabilidade, custo e facilidade de montagem.

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