Neste trabalho apontaremos os diálogos possíveis entre História e Literatura. Considerando a Literatura como recurso para o ensino de História, usamos as poesias de Gonçalves Dias para identificar os fatos históricos. Certamente a Literatura reflete o tempo e o espaço do sujeito que a escreve, desse modo, apesar de existir um distanciamento entre Literatura e História, uma vez que a História exige documentações e fontes confiáveis e o compromisso com a veracidade dos fatos, a partir do século XIX a Literatura vem se destacando enquanto fonte possível para a História. Nesse sentido optamos pelas poesias de Gonçalves Dias como fontes dos nossos estudos histórico-literários. A partir das análises de suas obras conseguimos identificar temáticas referentes a sociedade maranhense oitocentista, a formação da identidade nacional, a Balaiada, os costumes da época, os conflitos entre europeus e grupos étnicos indígenas e até mesmo as relações afetivas. Assim, para constatar a História no interior da Literatura, realizamos análises das poesias de Gonçalves Dias considerando outras documentações históricas referentes a temática da poesia. A partir da comparação entre a fonte histórica e a Literatura, conseguimos identificar o fato e como a Literatura o apresenta, consubstanciando uma metodologia frutífera para o ensino de História. Portanto, o presente trabalho se configura como alternativa didática para o ensino de História, uma vez que a interdisciplinaridade favorece a ampliação do interesse dos estudantes nas duas áreas do conhecimento aqui apresentadas. Da mesma forma, pretendemos ampliar a reflexão histórica para além do livro didático, levando em consideração que seu conteúdo muitas vezes é engessado. Diante disso, propõe-se uma reflexão na contramão do ensino monótono, pouco atraente aos estudantes, em uma opção pela interdisciplinaridade que pode despertar o interesse e novos olhares para a História.