O presente trabalho apresenta um estudo sobre importância do software AutoCad na formação de futuros engenheiros, o qual tem como objetivo demonstrar como o PET Engenharias conseguiu capacitar os graduandos de engenharia a respeito do uso do mesmo. A partir de dados coletados em um minicurso de introdução ao AutoCad, que é uma ferramenta importante na criação e manipulação de projetos e desenhos técnicos, realizado de forma online através da plataforma Google Meet, por discentes do Instituto Federal da Bahia – IFBA, campus Vitória da Conquista, foi desenvolvido um estudo de caso no qual foi possível destacar a necessidade desse tipo de conteúdo para complementação da formação dos discentes de engenharia no período de graduação, uma vez que o público alvo da atividade foi composto por alunos dos cursos de engenharia ambiental, engenharia civil e engenharia elétrica. Nesse estudo foram analisados dados quantitativos e qualitativos, a respeito da contribuição do conteúdo abordado, durante a execução do minicurso para a formação profissional do público participante. Durante o desenvolvimento desse estudo foi possível observar a existência de uma defasagem no que se refere a oferta do conhecimento sobre o software em questão por parte das instituições de ensino, que majoritariamente possuem um foco voltada à parte teórica.