O ensino de leitura nas aulas de Língua Portuguesa se transformou ao longo dos anos em decorrência de diversos fatores, e, dentre eles, destaca-se as especificidades vindas do contexto social e das dinâmicas vivenciadas pelo uso das tecnologias no ambiente escolar. Esse redimensionamento também traz à baila as demandas ligadas aos multiletramentos, que requerem dos sujeitos (professores e estudantes) distintas formas de ler, interpretar e produzir enunciados verbais e escritos. Assim, objetivamos analisar como os professores de Língua Portuguesa percebem o processo de ensino a partir do uso de textos multissemióticos enquanto ferramentas didático-pedagógicas para o ensino de língua materna. Para isso, seguimos a metodologia bibliográfica, ao trazermos teorias que versam sobre a temática, buscando facilitar a compreensão leitora; além disso, optamos pela pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas que foram respondidas por professores de Língua Portuguesa. Em função disso, as indagações que direcionam o presente estudo são: 1) Quais aprendizagens são necessárias à interpretação, leitura e produção de textos multissemióticos?; 2) Como os professores de Língua Portuguesa compreendem o uso da multissemiose enquanto ferramenta didática e metodológica para o ensino da Língua Portuguesa?. Partindo dos resultados obtidos através das respostas coletadas, percebemos o quão indispensável é que os professores compreendam cada vez mais acerca dos métodos de ensino voltados à produção de textos multissemióticos, para que possam proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades leitoras aos estudantes, sobretudo a partir dos meios digitais.