O presente trabalho busca introduzir a teoria da aprendizagem significativa no ensino de Química usando como ferramenta didática a ficção científica presente no universo dos super-heróis, considerando ser um elemento presente no cotidiano dos estudantes. Fundamentando-se na metodologia desenvolvida por David Ausubel (1963) com o uso de subsunçores, conceito relacionado aos conhecimentos prévios presente na estrutura do conhecimento do indivíduo, a ficção científica agirá como subsunçor facilitando a compreensão do que se estuda agregando os conhecimentos prévios dos alunos com o novo e gerando novos significados. O desenvolvimento acontecerá em 5 etapas: 1) levantamento bibliográfico acerca da temática; 2) aula introdutória correlacionando o assunto com o universo dos super-heróis; 3) identificação dos elementos contrafactuais; 4) questionário de feedback acerca da metodologia; e 5) análise de dados. Toda aplicação do projeto em sala de aula será com participação ativa dos alunos e fundamentada no uso do método científico. Ao final do desenvolvimento do referido trabalho pretende-se alcançar os seguintes objetivos: compreensão do aluno acerca dos conceitos estudados, captação de significados e a capacidade de transferência do conhecimento nas mais diversas situações, incluindo as não conhecidas.