AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR A PARTIR DAS BASES CONCEITUAIS DA EPT
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89936 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3302 "inscrito_id" => 15828 "titulo" => "AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR A PARTIR DAS BASES CONCEITUAIS DA EPT" "resumo" => "O trabalho apresenta resultados da pesquisa exploratória que analisou a relação entre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP nº 01-2021) e as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo, realizado no Ifal-Campus Penedo, sob a tutela do Edital n. 13 PRPPI/IFAL, de 19 de julho 2021 (PIBIC), é de caráter bibliográfico e assumiu uma abordagem qualitativa mediada pela perspectiva metodológica dos estudos comparados em educação. Entre as motivações que levaram a proposição do estudo está a reação de parte significativa da comunidade acadêmica e escolar que se manifestou contrária a adoção das novas Diretrizes, publicadas em janeiro de 2021, por considerar que elas estão em desacordo com as bases conceituais da educação profissional e tecnológica e do Ensino Médio Integrado. O estudo identificou que as Novas Diretrizes enunciam o trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico. Entretanto, mesmo ao enunciar a indissociabilidade entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, as novas Diretrizes se encaminham para efetivar, no âmbito da EPT, a reforma do ensino médio que rebaixa esta modalidade de ensino a um itinerário formativo. Isso fica evidente quando, mesmo apontando o Ensino médio integrado, prevê saídas intermediárias mediadas pelo domínio instrumental de aspectos da formação técnica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15828_TB3302_07092022234619.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA NOBRE PIRES ROCHA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "gnpr1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89936 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3302 "inscrito_id" => 15828 "titulo" => "AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR A PARTIR DAS BASES CONCEITUAIS DA EPT" "resumo" => "O trabalho apresenta resultados da pesquisa exploratória que analisou a relação entre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP nº 01-2021) e as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo, realizado no Ifal-Campus Penedo, sob a tutela do Edital n. 13 PRPPI/IFAL, de 19 de julho 2021 (PIBIC), é de caráter bibliográfico e assumiu uma abordagem qualitativa mediada pela perspectiva metodológica dos estudos comparados em educação. Entre as motivações que levaram a proposição do estudo está a reação de parte significativa da comunidade acadêmica e escolar que se manifestou contrária a adoção das novas Diretrizes, publicadas em janeiro de 2021, por considerar que elas estão em desacordo com as bases conceituais da educação profissional e tecnológica e do Ensino Médio Integrado. O estudo identificou que as Novas Diretrizes enunciam o trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico. Entretanto, mesmo ao enunciar a indissociabilidade entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, as novas Diretrizes se encaminham para efetivar, no âmbito da EPT, a reforma do ensino médio que rebaixa esta modalidade de ensino a um itinerário formativo. Isso fica evidente quando, mesmo apontando o Ensino médio integrado, prevê saídas intermediárias mediadas pelo domínio instrumental de aspectos da formação técnica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15828_TB3302_07092022234619.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA NOBRE PIRES ROCHA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "gnpr1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }