O trabalho apresenta resultados da pesquisa exploratória que analisou a relação entre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP nº 01-2021) e as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo, realizado no Ifal-Campus Penedo, sob a tutela do Edital n. 13 PRPPI/IFAL, de 19 de julho 2021 (PIBIC), é de caráter bibliográfico e assumiu uma abordagem qualitativa mediada pela perspectiva metodológica dos estudos comparados em educação. Entre as motivações que levaram a proposição do estudo está a reação de parte significativa da comunidade acadêmica e escolar que se manifestou contrária a adoção das novas Diretrizes, publicadas em janeiro de 2021, por considerar que elas estão em desacordo com as bases conceituais da educação profissional e tecnológica e do Ensino Médio Integrado. O estudo identificou que as Novas Diretrizes enunciam o trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico. Entretanto, mesmo ao enunciar a indissociabilidade entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, as novas Diretrizes se encaminham para efetivar, no âmbito da EPT, a reforma do ensino médio que rebaixa esta modalidade de ensino a um itinerário formativo. Isso fica evidente quando, mesmo apontando o Ensino médio integrado, prevê saídas intermediárias mediadas pelo domínio instrumental de aspectos da formação técnica.