Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA-FERRAMENTA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA APLICAÇÃO DO TEMA SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90447
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4088
    "inscrito_id" => 16225
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA-FERRAMENTA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA APLICAÇÃO DO TEMA SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "Este texto é um recorte de uma pesquisa de Doutorado que avalia o impacto de um produto educacional (PE), intitulado “As Escolhas de Augustinho”, sobre os níveis de confiança (autoeficácia) de adolescentes para aderir à prática de atividades físicas (AF). Trata-se de um relato de experiência, com a utilização de oito trechos da história-ferramenta do PE como estratégia pedagógica na aplicação do tema AF e saúde nas aulas regulares de Educação Física em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio em uma instituição pública federal. A estruturação das aulas seguiu as orientações previstas no PE, que teve quatro subtemas: estilo de vida saudável; avaliação da Atividade Física (AF); monitoramento objetivo e subjetivo da AF; avaliação do cumprimento das metas de AF. O principal referencial do PE é a Teoria Social Cognitiva (TSC) e a ação pedagógica teve nas estratégias autorregulatórias suporte para promover discussões sobre aspectos biológicos, psicológicos e sociais da AF. Os encontros foram presenciais, durante dez semanas entre os meses de abril e julho de 2022, com duração de quarenta minutos cada tempo de aula, sendo dois tempos semanais em cada turma. A divisão dos encontros foi realizada da seguinte maneira: em um primeiro momento, um trecho da história-ferramenta era apresentado, em seguida o tema saúde era aplicado, ao final de cada encontro era realizada uma roda de conversa para analisar o que foi vivenciado. Como resultados, os estudantes realizaram ações de mapeamento das áreas de lazer disponíveis em seus bairros, monitoramento e percepção da intensidade realizada na AF, construção de um diário de bordo durante três semanas para identificar os próprios níveis de AF, e, como culminância, realizou-se a leitura completa da história-ferramenta. Conclui-se que a experiência gerou reflexões interessantes nos participantes devido às discussões e questionamentos sobre o corpo na pandemia, sedentarismo e atividade física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16225_TB4088_29112022110058.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO RODRIGUES"
    "autor_email" => "brunorodias@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90447
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4088
    "inscrito_id" => 16225
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA-FERRAMENTA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA APLICAÇÃO DO TEMA SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "Este texto é um recorte de uma pesquisa de Doutorado que avalia o impacto de um produto educacional (PE), intitulado “As Escolhas de Augustinho”, sobre os níveis de confiança (autoeficácia) de adolescentes para aderir à prática de atividades físicas (AF). Trata-se de um relato de experiência, com a utilização de oito trechos da história-ferramenta do PE como estratégia pedagógica na aplicação do tema AF e saúde nas aulas regulares de Educação Física em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio em uma instituição pública federal. A estruturação das aulas seguiu as orientações previstas no PE, que teve quatro subtemas: estilo de vida saudável; avaliação da Atividade Física (AF); monitoramento objetivo e subjetivo da AF; avaliação do cumprimento das metas de AF. O principal referencial do PE é a Teoria Social Cognitiva (TSC) e a ação pedagógica teve nas estratégias autorregulatórias suporte para promover discussões sobre aspectos biológicos, psicológicos e sociais da AF. Os encontros foram presenciais, durante dez semanas entre os meses de abril e julho de 2022, com duração de quarenta minutos cada tempo de aula, sendo dois tempos semanais em cada turma. A divisão dos encontros foi realizada da seguinte maneira: em um primeiro momento, um trecho da história-ferramenta era apresentado, em seguida o tema saúde era aplicado, ao final de cada encontro era realizada uma roda de conversa para analisar o que foi vivenciado. Como resultados, os estudantes realizaram ações de mapeamento das áreas de lazer disponíveis em seus bairros, monitoramento e percepção da intensidade realizada na AF, construção de um diário de bordo durante três semanas para identificar os próprios níveis de AF, e, como culminância, realizou-se a leitura completa da história-ferramenta. Conclui-se que a experiência gerou reflexões interessantes nos participantes devido às discussões e questionamentos sobre o corpo na pandemia, sedentarismo e atividade física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16225_TB4088_29112022110058.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO RODRIGUES"
    "autor_email" => "brunorodias@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa de Doutorado que avalia o impacto de um produto educacional (PE), intitulado “As Escolhas de Augustinho”, sobre os níveis de confiança (autoeficácia) de adolescentes para aderir à prática de atividades físicas (AF). Trata-se de um relato de experiência, com a utilização de oito trechos da história-ferramenta do PE como estratégia pedagógica na aplicação do tema AF e saúde nas aulas regulares de Educação Física em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio em uma instituição pública federal. A estruturação das aulas seguiu as orientações previstas no PE, que teve quatro subtemas: estilo de vida saudável; avaliação da Atividade Física (AF); monitoramento objetivo e subjetivo da AF; avaliação do cumprimento das metas de AF. O principal referencial do PE é a Teoria Social Cognitiva (TSC) e a ação pedagógica teve nas estratégias autorregulatórias suporte para promover discussões sobre aspectos biológicos, psicológicos e sociais da AF. Os encontros foram presenciais, durante dez semanas entre os meses de abril e julho de 2022, com duração de quarenta minutos cada tempo de aula, sendo dois tempos semanais em cada turma. A divisão dos encontros foi realizada da seguinte maneira: em um primeiro momento, um trecho da história-ferramenta era apresentado, em seguida o tema saúde era aplicado, ao final de cada encontro era realizada uma roda de conversa para analisar o que foi vivenciado. Como resultados, os estudantes realizaram ações de mapeamento das áreas de lazer disponíveis em seus bairros, monitoramento e percepção da intensidade realizada na AF, construção de um diário de bordo durante três semanas para identificar os próprios níveis de AF, e, como culminância, realizou-se a leitura completa da história-ferramenta. Conclui-se que a experiência gerou reflexões interessantes nos participantes devido às discussões e questionamentos sobre o corpo na pandemia, sedentarismo e atividade física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.