ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: CONCEITOS, DESAFIOS E PRÁTICAS NO ENSINO REGULAR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88753 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1589 "inscrito_id" => 9784 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: CONCEITOS, DESAFIOS E PRÁTICAS NO ENSINO REGULAR" "resumo" => "Atualmente o ensino regular em todo o território brasileiro vem passando por transformações principalmente devido ao impacto pós pandemia a COVID-19, se antes as crianças chegavam no ensino fundamental com dificuldade de leitura e escrita, hoje elas apresentam um quadro somatório de dificuldades nos âmbitos sociais, ausência de rotina, comportamentos inadequados, sem motivação, tais comportamentos acabam refletindo em sua aprendizagem. Com isso, é possível perceber os inúmeros desafios enfrentados pelos docentes da escola pública chegam a ser assustadores, já que ainda há sérios conflitos que dificultam o processo de alfabetizar e letrar na escola. Nunca foi tão difícil ser professor alfabetizador neste país. O número de evasão escolar é apavorante. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório descritivo de cunho qualitativo e quantitativo, por abordar dados bibliográficos, observação e de pesquisa de campo sobre a inclusão do aluno com autismo no ensino regular. Essa abordagem requer uma análise sobre a alfabetização do aluno com autismo: conceitos, desafios e práticas no ensino regular. Foi realizado em uma escola no município de Bacabal – Maranhão. Nessa perspectiva, os dados coletados demonstram descompasso entre o objetivo da inclusão e sua realidade na escola pesquisada, diante do que salientamos o qual é necessário a presença do mediador para efetivação da inclusão, o papel deste profissional não pode ser negligenciado não adianta atribuir mil e uma função para um único profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9784_TB1589_04092022161727.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA SOUSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "raisousantos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88753 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1589 "inscrito_id" => 9784 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: CONCEITOS, DESAFIOS E PRÁTICAS NO ENSINO REGULAR" "resumo" => "Atualmente o ensino regular em todo o território brasileiro vem passando por transformações principalmente devido ao impacto pós pandemia a COVID-19, se antes as crianças chegavam no ensino fundamental com dificuldade de leitura e escrita, hoje elas apresentam um quadro somatório de dificuldades nos âmbitos sociais, ausência de rotina, comportamentos inadequados, sem motivação, tais comportamentos acabam refletindo em sua aprendizagem. Com isso, é possível perceber os inúmeros desafios enfrentados pelos docentes da escola pública chegam a ser assustadores, já que ainda há sérios conflitos que dificultam o processo de alfabetizar e letrar na escola. Nunca foi tão difícil ser professor alfabetizador neste país. O número de evasão escolar é apavorante. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório descritivo de cunho qualitativo e quantitativo, por abordar dados bibliográficos, observação e de pesquisa de campo sobre a inclusão do aluno com autismo no ensino regular. Essa abordagem requer uma análise sobre a alfabetização do aluno com autismo: conceitos, desafios e práticas no ensino regular. Foi realizado em uma escola no município de Bacabal – Maranhão. Nessa perspectiva, os dados coletados demonstram descompasso entre o objetivo da inclusão e sua realidade na escola pesquisada, diante do que salientamos o qual é necessário a presença do mediador para efetivação da inclusão, o papel deste profissional não pode ser negligenciado não adianta atribuir mil e uma função para um único profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9784_TB1589_04092022161727.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA SOUSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "raisousantos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }