É notório que nas últimas décadas a presença de pessoas com deficiência no Ensino Superior vem aumentando consideravelmente, enfatizando então, a necessidade de políticas que assegurem o acesso, permanência, participação e aprendizagem destes indivíduos em igualdade de oportunidade com os demais no âmbito acadêmico. Sendo assim, esse estudo tem por objetivo explicitar aspectos da relação entre estudantes com deficiência e apoiadores da Universidade Federal da Paraíba. A presente investigação deu-se por meio de uma pesquisa participativa, que contou com os relatos dos próprios estudantes, colhidos a partir de diálogos que ocorreram em encontros remotos promovidos pelo projeto de iniciação científica “INCLUSÃO EM FOCO: um estudo investigativo sobre os processos de inclusão e acessibilidade na Universidade Federal da Paraíba”. Foi possível verificar que ainda há inúmeros entraves os quais são oriundos de um processo histórico marcado por uma aversão dos ditos normais com aqueles que possuem alguma deficiência. Destacamos que na atualidade ainda é possível identificar atitudes que explicitamente continuam desencadeando experiências de exclusão e preconceito, que por vezes desconsideram o sujeito e seus aspectos identitários em razão da deficiência. A nosso ver atitudes como essas acabam afetando negativamente a relação entre estudantes com deficiência, seus apoiadores, docentes, colegas de turma e a comunidade acadêmica