O retorno às aulas presenciais, após dois anos de isolamento físico e social em virtude da sindemia da Covid-19, gerou um cenário diferenciado para a comunidade acadêmica. Estudantes que ingressaram nos anos de 2020 e 2021 não tiveram a oportunidade de se reunirem e interagirem presencialmente com colegas de turma e professores. A partir dessa situação foi que o Núcleo de Apoio ao Discentes e Docente (NADD) organizou o acolhimento a essas turmas, com o propósito de favorecer a transição entre o ensino presencial remoto direcionado à ‘volta às aulas’. Este relato de experiência descreve o acolhimento proporcionado ao alunado do 1º. ao 4º. semestre dos cursos de graduação de uma instituição privada, no que diz respeito à retomada das interações face a face, por meio da apropriação e ocupação dos ambientes físicos, afetivos e sociais. A atividade foi desenvolvida com 10 turmas do 1º. ao 4º. semestre, na própria sala de aula. Para fomentar a participação e favorecer a troca de experiência, elaborou-se um banner com situações educativas, considerando os cenários: social, cognitivo, afetivo, pessoal, familiar, laboral, temporal, administrativo e pedagógico inter-relacionados com o retorno à presencialidade, valorizando a interação social e a apropriação dos espaços físicos. Observou-se que parte dos estudantes não conhecia a instituição, a infraestrutura, os núcleos acadêmicos e as coordenações, bem como os espaços de natureza coletiva. Ademais, ansiavam pelo momento presencial com os coordenadores de curso, colegas de turma e o engajamento nas atividades acadêmicas, não restritas à sala de aula. Enquanto outros haviam se engajados no ambiente educacional e, segundo um dos estudantes, vivenciando o espaço escolhido que se torna “protagonista no meu desenvolvimento” e construindo interações diretas que não foram oportunizadas com as turmas, estudantes, docentes. Sobretudo, um momento de reorganização da vida escolar, permeado pelo habitat coletivo, social, psicológico e pedagógico.