TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL REMOTO À ‘VOLTA ÀS AULAS’: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90422 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4051 "inscrito_id" => 14286 "titulo" => "TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL REMOTO À ‘VOLTA ÀS AULAS’: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O retorno às aulas presenciais, após dois anos de isolamento físico e social em virtude da sindemia da Covid-19, gerou um cenário diferenciado para a comunidade acadêmica. Estudantes que ingressaram nos anos de 2020 e 2021 não tiveram a oportunidade de se reunirem e interagirem presencialmente com colegas de turma e professores. A partir dessa situação foi que o Núcleo de Apoio ao Discentes e Docente (NADD) organizou o acolhimento a essas turmas, com o propósito de favorecer a transição entre o ensino presencial remoto direcionado à ‘volta às aulas’. Este relato de experiência descreve o acolhimento proporcionado ao alunado do 1º. ao 4º. semestre dos cursos de graduação de uma instituição privada, no que diz respeito à retomada das interações face a face, por meio da apropriação e ocupação dos ambientes físicos, afetivos e sociais. A atividade foi desenvolvida com 10 turmas do 1º. ao 4º. semestre, na própria sala de aula. Para fomentar a participação e favorecer a troca de experiência, elaborou-se um banner com situações educativas, considerando os cenários: social, cognitivo, afetivo, pessoal, familiar, laboral, temporal, administrativo e pedagógico inter-relacionados com o retorno à presencialidade, valorizando a interação social e a apropriação dos espaços físicos. Observou-se que parte dos estudantes não conhecia a instituição, a infraestrutura, os núcleos acadêmicos e as coordenações, bem como os espaços de natureza coletiva. Ademais, ansiavam pelo momento presencial com os coordenadores de curso, colegas de turma e o engajamento nas atividades acadêmicas, não restritas à sala de aula. Enquanto outros haviam se engajados no ambiente educacional e, segundo um dos estudantes, vivenciando o espaço escolhido que se torna “protagonista no meu desenvolvimento” e construindo interações diretas que não foram oportunizadas com as turmas, estudantes, docentes. Sobretudo, um momento de reorganização da vida escolar, permeado pelo habitat coletivo, social, psicológico e pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14286_TB4051_01122022103738.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA DA COSTA POLONIA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.polonia@unieuro.edu.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90422 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4051 "inscrito_id" => 14286 "titulo" => "TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL REMOTO À ‘VOLTA ÀS AULAS’: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O retorno às aulas presenciais, após dois anos de isolamento físico e social em virtude da sindemia da Covid-19, gerou um cenário diferenciado para a comunidade acadêmica. Estudantes que ingressaram nos anos de 2020 e 2021 não tiveram a oportunidade de se reunirem e interagirem presencialmente com colegas de turma e professores. A partir dessa situação foi que o Núcleo de Apoio ao Discentes e Docente (NADD) organizou o acolhimento a essas turmas, com o propósito de favorecer a transição entre o ensino presencial remoto direcionado à ‘volta às aulas’. Este relato de experiência descreve o acolhimento proporcionado ao alunado do 1º. ao 4º. semestre dos cursos de graduação de uma instituição privada, no que diz respeito à retomada das interações face a face, por meio da apropriação e ocupação dos ambientes físicos, afetivos e sociais. A atividade foi desenvolvida com 10 turmas do 1º. ao 4º. semestre, na própria sala de aula. Para fomentar a participação e favorecer a troca de experiência, elaborou-se um banner com situações educativas, considerando os cenários: social, cognitivo, afetivo, pessoal, familiar, laboral, temporal, administrativo e pedagógico inter-relacionados com o retorno à presencialidade, valorizando a interação social e a apropriação dos espaços físicos. Observou-se que parte dos estudantes não conhecia a instituição, a infraestrutura, os núcleos acadêmicos e as coordenações, bem como os espaços de natureza coletiva. Ademais, ansiavam pelo momento presencial com os coordenadores de curso, colegas de turma e o engajamento nas atividades acadêmicas, não restritas à sala de aula. Enquanto outros haviam se engajados no ambiente educacional e, segundo um dos estudantes, vivenciando o espaço escolhido que se torna “protagonista no meu desenvolvimento” e construindo interações diretas que não foram oportunizadas com as turmas, estudantes, docentes. Sobretudo, um momento de reorganização da vida escolar, permeado pelo habitat coletivo, social, psicológico e pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14286_TB4051_01122022103738.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA DA COSTA POLONIA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.polonia@unieuro.edu.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }