A presente pesquisa busca realizar uma, intervenção a qual deve-se ao fato de que o aluno da Educação Básica ainda é um pesquisador em formação, que precisa aprender a ler de fontes seguras, selecionar bibliografias, fichar e transformar em citações que servem de base para a construção do texto numa pesquisa científica. Este trabalho justifica-se por mostrar a importância da pesquisa como ponto de partida no processo de emancipação intelectual do sujeito, visto que um indivíduo pesquisador será capaz de atuar na busca de soluções para questões teóricas e práticas que envolvem o mundo do trabalho. A fim de responder ao questionamento proposto, destaca-se como objetivo geral inserir a práxis do estudo de pesquisa numa turma de 9º ano do ensino fundamental, de forma que o aluno amplie os conhecimentos sobre sua área de interesse, ao mesmo tempo em que se desenvolve enquanto pesquisador, aprendendo a selecionar referências, fazer fichamentos e citações que irão nortear a produção científica. Essa proposta será desenvolvida na escola da rede pública municipal da Cidade de Campos Sales-Ceara, durante o ano de 2022, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, iniciando no mês de março e terminando no mês de abril, respeitando o calendário da escola e seguindo o cronograma proposto. As ações serão em período de aula da disciplina de ciências, sendo desenvolvida uma aula por semana, com possibilidade de desenvolvimento de atividades extraclasse. Após a observação é esperado que a proposta pedagógica apresentada tenha-se impacto na formação escolar dos alunos do ensino Fundamental do 9° ano da rede municipal da cidade, que embora inseridos numa turma de ensino fundamental, recebam também uma formação técnico-tecnológica que os prepara para o mercado de trabalho, sendo a pesquisa um ponto importante para moldar novas técnicas de trabalho, avaliar o mercado e agir sobre ele.