A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere o desenvolvimento da Cultura Digital como uma das competências da Educação Básica. O Pensamento Computacional (PC) e Linguagens de Programação (LP) são algumas das dimensões dessa competência e expressam um tipo de pensamento que envolve habilidades de Resolução de Problemas (RP), raciocínio lógico e abstrações. Entendemos que a Programação Visual e Computacional (PVC), utilizando o Scratch, promove esses tipos de pensamento, pois visa levar o aluno ao questionamento, reflexão e busca de soluções; oportuniza relacionar a teoria estudada em aula com a prática e visualizar a aplicabilidade dos conceitos abstratos da Matemática. O Scratch é uma LP, criada pela equipe do MIT, tem sua base no PC e sua dinâmica é juntar blocos. Apresenta uma interface interativa, linguagem visual atraente e de fácil manuseio, permitindo que a PVC aconteça em diversos ambientes e gere a criatividade, autonomia e protagonismo de forma crítica, significativa e ética. Seus comandos permitem a construção de histórias, jogos e animações de forma criativa e lúdica, potencializando o desenvolvimento do PC. Apresentamos, neste trabalho, os resultados de uma experiência didática com o Scratch, desenvolvida em 2022, no Projeto Iniciação à Programação e à Robótica, em um Colégio Estadual do Rio Grande do Sul, com alunos do Ensino Médio. Trata-se de uma atividade de estudo, planejamento e inserção da LP e Robótica na Educação Básica, por meio de atividades práticas e tecnologias digitais para trabalhar a lógica, abstrações e conceitos de Matemática. As atividades propostas promoveram a construção do PC e oportunizaram o protagonismo e autoria dos alunos, evidenciado no interesse deles pelas tarefas, eficácia na RP propostos, trabalho em equipe e na responsabilidade por sua própria aprendizagem.