INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO E À ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM SCRATCH
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88981 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2118 "inscrito_id" => 10866 "titulo" => "INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO E À ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM SCRATCH" "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere o desenvolvimento da Cultura Digital como uma das competências da Educação Básica. O Pensamento Computacional (PC) e Linguagens de Programação (LP) são algumas das dimensões dessa competência e expressam um tipo de pensamento que envolve habilidades de Resolução de Problemas (RP), raciocínio lógico e abstrações. Entendemos que a Programação Visual e Computacional (PVC), utilizando o Scratch, promove esses tipos de pensamento, pois visa levar o aluno ao questionamento, reflexão e busca de soluções; oportuniza relacionar a teoria estudada em aula com a prática e visualizar a aplicabilidade dos conceitos abstratos da Matemática. O Scratch é uma LP, criada pela equipe do MIT, tem sua base no PC e sua dinâmica é juntar blocos. Apresenta uma interface interativa, linguagem visual atraente e de fácil manuseio, permitindo que a PVC aconteça em diversos ambientes e gere a criatividade, autonomia e protagonismo de forma crítica, significativa e ética. Seus comandos permitem a construção de histórias, jogos e animações de forma criativa e lúdica, potencializando o desenvolvimento do PC. Apresentamos, neste trabalho, os resultados de uma experiência didática com o Scratch, desenvolvida em 2022, no Projeto Iniciação à Programação e à Robótica, em um Colégio Estadual do Rio Grande do Sul, com alunos do Ensino Médio. Trata-se de uma atividade de estudo, planejamento e inserção da LP e Robótica na Educação Básica, por meio de atividades práticas e tecnologias digitais para trabalhar a lógica, abstrações e conceitos de Matemática. As atividades propostas promoveram a construção do PC e oportunizaram o protagonismo e autoria dos alunos, evidenciado no interesse deles pelas tarefas, eficácia na RP propostos, trabalho em equipe e na responsabilidade por sua própria aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10866_TB2118_30112022120734.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONAM VIEIRA HEMANN" "autor_nome_curto" => "Leonam Hemann" "autor_email" => "lvhemann@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88981 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2118 "inscrito_id" => 10866 "titulo" => "INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO E À ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM SCRATCH" "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere o desenvolvimento da Cultura Digital como uma das competências da Educação Básica. O Pensamento Computacional (PC) e Linguagens de Programação (LP) são algumas das dimensões dessa competência e expressam um tipo de pensamento que envolve habilidades de Resolução de Problemas (RP), raciocínio lógico e abstrações. Entendemos que a Programação Visual e Computacional (PVC), utilizando o Scratch, promove esses tipos de pensamento, pois visa levar o aluno ao questionamento, reflexão e busca de soluções; oportuniza relacionar a teoria estudada em aula com a prática e visualizar a aplicabilidade dos conceitos abstratos da Matemática. O Scratch é uma LP, criada pela equipe do MIT, tem sua base no PC e sua dinâmica é juntar blocos. Apresenta uma interface interativa, linguagem visual atraente e de fácil manuseio, permitindo que a PVC aconteça em diversos ambientes e gere a criatividade, autonomia e protagonismo de forma crítica, significativa e ética. Seus comandos permitem a construção de histórias, jogos e animações de forma criativa e lúdica, potencializando o desenvolvimento do PC. Apresentamos, neste trabalho, os resultados de uma experiência didática com o Scratch, desenvolvida em 2022, no Projeto Iniciação à Programação e à Robótica, em um Colégio Estadual do Rio Grande do Sul, com alunos do Ensino Médio. Trata-se de uma atividade de estudo, planejamento e inserção da LP e Robótica na Educação Básica, por meio de atividades práticas e tecnologias digitais para trabalhar a lógica, abstrações e conceitos de Matemática. As atividades propostas promoveram a construção do PC e oportunizaram o protagonismo e autoria dos alunos, evidenciado no interesse deles pelas tarefas, eficácia na RP propostos, trabalho em equipe e na responsabilidade por sua própria aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10866_TB2118_30112022120734.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONAM VIEIRA HEMANN" "autor_nome_curto" => "Leonam Hemann" "autor_email" => "lvhemann@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }