INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89015 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2172 "inscrito_id" => 10154 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A garantia do direito à educação engloba além do acesso e permanência a oportunidade de que todos possam ser contemplados. Nesse “todos” inserem-se as inúmeras diferenças que a educação necessita acolher desde raça, gênero, grupos sociais, orientação sexual, até as pessoas com deficiência. Neste sentido, advogar em prol da inclusão no espaço educacional é, inclusive, defender a garantia da aprendizagem que, nesse sentido, requer reordenamentos. Por isso, quando pensamos o incluir na Educação Física escolar não é só adaptar a disciplina escolar para que uma pessoa com deficiência possa participar das aulas, mas é adotar uma perspectiva educacional na qual os objetivos, os conteúdos e os métodos valorizem a diversidade humana tendo assim um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Desse modo, o objetivo deste estudo é discutir a relevância da participação dos estudantes com deficiência nas aulas de educação física adaptada. Para empreender essa discussão, recorreremos a estudos de teóricos como Mantoan (2003) e nas legislações que tratam do direito à inclusão educacional. O estudo se delineará por intermédio da revisão da literatura de estudos e pesquisas que versam acerca da educação física escolar adaptada. Os resultados apontam que a prática da educação física adaptada além de favorecer a aprendizagem dos estudantes com deficiência, incidindo quanto ao desenvolvimento físico e cognitivo, desvela também relevância concernente à socialização com os demais estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10154_TB2172_10082022221603.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE KELLY SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "jane.santos@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89015 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2172 "inscrito_id" => 10154 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A garantia do direito à educação engloba além do acesso e permanência a oportunidade de que todos possam ser contemplados. Nesse “todos” inserem-se as inúmeras diferenças que a educação necessita acolher desde raça, gênero, grupos sociais, orientação sexual, até as pessoas com deficiência. Neste sentido, advogar em prol da inclusão no espaço educacional é, inclusive, defender a garantia da aprendizagem que, nesse sentido, requer reordenamentos. Por isso, quando pensamos o incluir na Educação Física escolar não é só adaptar a disciplina escolar para que uma pessoa com deficiência possa participar das aulas, mas é adotar uma perspectiva educacional na qual os objetivos, os conteúdos e os métodos valorizem a diversidade humana tendo assim um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Desse modo, o objetivo deste estudo é discutir a relevância da participação dos estudantes com deficiência nas aulas de educação física adaptada. Para empreender essa discussão, recorreremos a estudos de teóricos como Mantoan (2003) e nas legislações que tratam do direito à inclusão educacional. O estudo se delineará por intermédio da revisão da literatura de estudos e pesquisas que versam acerca da educação física escolar adaptada. Os resultados apontam que a prática da educação física adaptada além de favorecer a aprendizagem dos estudantes com deficiência, incidindo quanto ao desenvolvimento físico e cognitivo, desvela também relevância concernente à socialização com os demais estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10154_TB2172_10082022221603.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE KELLY SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "jane.santos@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }