Este texto apresenta um relato de experiência ocorrido na rede municipal de Macaé, no Rio de Janeiro, onde a autora, coordenadora de Educação Física desenvolve trabalho voltado para a formação continuada das professoras de Educação Infantil. Como parte dos encontros de formação continuada, a formação abordou a cultura corporal, com o objetivo de aproximar as professoras de Educação Infantil das potencialidades das práticas corporais, que seriam um ponto norteador do trabalho com as múltiplas linguagens que se entrelaçam no currículo da Educação Infantil. Nesta etapa da educação, as práticas pedagódicas devem ser voltadas para os eixos interações e brincadeiras, destacando-se que o brincar é garantido como um direito de aprendizagem. Dessa forma, o corpo e o movimento têm papel fundamental nas práticas pedagógicas propostas no cotidiano das Instituições de Educação Infantil. Os encontros de formação continuada permitiram aquisição de conhecimentos, diálogos e vivências relacionadas ao lugar do corpo na escola. As professoras, a partir dos saberes e conhecimentos sobre a linguagem corporal, puderam refletir acerca da importância do corpo na escola e vivenciar atividades possíveis de serem desenvolvidas nesse segmento da educação e, ainda, ampliar suas experiências e seus repertórios sobre o corpo e o movimento. Destacam-se também, as efetivas contribuições da Educação Física, sobre a importância do trabalho com linguagem corporal na Educação Infantil.