O presente artigo, resultado de uma pesquisa oriunda do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, tem por objetivo analisar as concepções que futuros professores de Matemática apresentam quanto ao Laboratório de Educação Matemática (LEM) e os reflexos das atividades desenvolvidas nesse espaço para o movimento de formação inicial e prática docente. A investigação, pela natureza da problemática proposta, utilizará de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso (GIL, 2008). Constitui-se enquanto instrumento de produção de dados um formulário online, enviado para 20 estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública Estadual pertencente ao Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru; onde desses, 08 aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A partir de uma análise qualitativa dos dados produzidos, percebemos que os colaboradores da pesquisa percebem o potencial formativo que o LEM tem para as suas formações iniciais e constituição da identidade docente, sobretudo no que tange ao (re)pensar as vivências matemáticas em espaço da sala de aula da Educação Básica, a partir de uma perspectiva que articula ensino, pesquisa e extensão. Embora alguns participantes da pesquisa não tenham vivenciado diretamente algumas situações nesse espaço, há um consenso em reconhecer sua importância, principalmente para os movimentos de ensino e aprendizagem da Matemática. Importante, partindo da pesquisa realizada, entender o papel formativo do LEM e entender como espaço importante para o trabalhar com a Matemática não só para a Universidade, mas para as Escolas da Educação Básica.