Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88256
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 10773
    "titulo" => "ESTÁGIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS"
    "resumo" => "O estágio é um componente curricular que integra o processo de ensino e aprendizagem do aluno. É através desta etapa indispensável que o discente tem o primeiro contato com a docência. A justificativa para essa pesquisa se deu a partir da necessidade de se ter a percepção dos discentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo sobre a realização do estágio durante a pandemia. O estudo tem como objetivo discutir as percepções acerca dos aspectos positivos e negativos da realização do estágio na pandemia na forma do ensino remoto. Utilizou – se como metodologia uma abordagem qualitativa, no qual usou – se um questionário via plataforma Google Forms com 5 perguntas relacionadas a realização do estágio durante a pandemia a 24 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e 8 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Apresenta um referencial teórico com os conceitos de estágio e leis a luz de autores que se dedicam a estudar sobre a temática, bem como é regido o estágio na Universidade em que o estudo foi desenvolvido. Nos resultados e discussões apresenta gráficos e tópicos das respostas seguido das compreensões ou tentativas de compreender o que significou o estágio para os licenciandos pesquisados. Conclui – se que o docente em sua atuação pode passar por diversos desafios e que apesar da realização do estágio na modalidade remota não deixou de ser gratificante e que contribuiu para a formação dos discentes pesquisados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10773_TB414_25062022222353.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYNA VICTORYA TOMAZ DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "Layna Victorya"
    "autor_email" => "victoryasbsb@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88256
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 10773
    "titulo" => "ESTÁGIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS"
    "resumo" => "O estágio é um componente curricular que integra o processo de ensino e aprendizagem do aluno. É através desta etapa indispensável que o discente tem o primeiro contato com a docência. A justificativa para essa pesquisa se deu a partir da necessidade de se ter a percepção dos discentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo sobre a realização do estágio durante a pandemia. O estudo tem como objetivo discutir as percepções acerca dos aspectos positivos e negativos da realização do estágio na pandemia na forma do ensino remoto. Utilizou – se como metodologia uma abordagem qualitativa, no qual usou – se um questionário via plataforma Google Forms com 5 perguntas relacionadas a realização do estágio durante a pandemia a 24 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e 8 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Apresenta um referencial teórico com os conceitos de estágio e leis a luz de autores que se dedicam a estudar sobre a temática, bem como é regido o estágio na Universidade em que o estudo foi desenvolvido. Nos resultados e discussões apresenta gráficos e tópicos das respostas seguido das compreensões ou tentativas de compreender o que significou o estágio para os licenciandos pesquisados. Conclui – se que o docente em sua atuação pode passar por diversos desafios e que apesar da realização do estágio na modalidade remota não deixou de ser gratificante e que contribuiu para a formação dos discentes pesquisados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10773_TB414_25062022222353.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYNA VICTORYA TOMAZ DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "Layna Victorya"
    "autor_email" => "victoryasbsb@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O estágio é um componente curricular que integra o processo de ensino e aprendizagem do aluno. É através desta etapa indispensável que o discente tem o primeiro contato com a docência. A justificativa para essa pesquisa se deu a partir da necessidade de se ter a percepção dos discentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo sobre a realização do estágio durante a pandemia. O estudo tem como objetivo discutir as percepções acerca dos aspectos positivos e negativos da realização do estágio na pandemia na forma do ensino remoto. Utilizou – se como metodologia uma abordagem qualitativa, no qual usou – se um questionário via plataforma Google Forms com 5 perguntas relacionadas a realização do estágio durante a pandemia a 24 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e 8 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Apresenta um referencial teórico com os conceitos de estágio e leis a luz de autores que se dedicam a estudar sobre a temática, bem como é regido o estágio na Universidade em que o estudo foi desenvolvido. Nos resultados e discussões apresenta gráficos e tópicos das respostas seguido das compreensões ou tentativas de compreender o que significou o estágio para os licenciandos pesquisados. Conclui – se que o docente em sua atuação pode passar por diversos desafios e que apesar da realização do estágio na modalidade remota não deixou de ser gratificante e que contribuiu para a formação dos discentes pesquisados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.