Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: VIVÊNCIAS DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90831
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4619
    "inscrito_id" => 17655
    "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: VIVÊNCIAS DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "Este resumo objetiva apresentar as vivências de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Iniciação à Docência/PIBID, Subprojeto Pedagogia do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Tais vivências ocorreram no período de Ensino Remoto Emergencial/ERE, impulsionado pela Pandemia do COVID - 19. As ações do Subprojeto Pedagogia tiveram a alfabetização e o letramento como eixos direcionadores para o desenvolvimento das vivências de formação dos alunos bolsistas, bem como na escola campo participante. O PIBID por ser um programa de iniciação à docência contribui para a inserção dos bolsistas em sala de aula, possibilita a efetivação da relação teoria e prática e o estabelecimento do elo universidade-escola. Para tanto, no decorrer das ações, se fez o estudo de referenciais pautados na concepção de alfabetização e letramento de Soares (2020); da relação teoria/prática como essência da formação do pedagogo em formação (CRUZ, 2011, 2015; FREIRE, 1996) e dos estudos sobre o fazer pedagógico (PADILHA, 2001; SACRISTÁN; GÓMES, 1998). Além dos estudos a BNCC (BRASIL, 2018), dentre outros. A Pandemia do COVID -19 impulsionou as instituições formadoras a repensarem o processo formativo por meio do ERE, fazendo uso de Mídias Digitais, de vídeo aulas e plataformas diversas, de modo a viabilizar os processos de ensinar e aprender. Tal formato foi o utilizado para o desenvolvimento das vivências do PIBID por um período de 18 meses (outubro de 2020 a março de 2022), tanto na universidade quanto na escola participante. Ao término das atividades, foi aplicado um instrumento de avaliação com os alunos bolsistas e as falas dos participantes, indicaram que houve contribuições significativas ao processo formativo inicial, a partir das vivências nas ações do Subprojeto PIBID Pedagogia Campus IV/UFPB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17655_TB4619_29112022204757.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "ftoalves@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90831
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4619
    "inscrito_id" => 17655
    "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: VIVÊNCIAS DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "Este resumo objetiva apresentar as vivências de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Iniciação à Docência/PIBID, Subprojeto Pedagogia do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Tais vivências ocorreram no período de Ensino Remoto Emergencial/ERE, impulsionado pela Pandemia do COVID - 19. As ações do Subprojeto Pedagogia tiveram a alfabetização e o letramento como eixos direcionadores para o desenvolvimento das vivências de formação dos alunos bolsistas, bem como na escola campo participante. O PIBID por ser um programa de iniciação à docência contribui para a inserção dos bolsistas em sala de aula, possibilita a efetivação da relação teoria e prática e o estabelecimento do elo universidade-escola. Para tanto, no decorrer das ações, se fez o estudo de referenciais pautados na concepção de alfabetização e letramento de Soares (2020); da relação teoria/prática como essência da formação do pedagogo em formação (CRUZ, 2011, 2015; FREIRE, 1996) e dos estudos sobre o fazer pedagógico (PADILHA, 2001; SACRISTÁN; GÓMES, 1998). Além dos estudos a BNCC (BRASIL, 2018), dentre outros. A Pandemia do COVID -19 impulsionou as instituições formadoras a repensarem o processo formativo por meio do ERE, fazendo uso de Mídias Digitais, de vídeo aulas e plataformas diversas, de modo a viabilizar os processos de ensinar e aprender. Tal formato foi o utilizado para o desenvolvimento das vivências do PIBID por um período de 18 meses (outubro de 2020 a março de 2022), tanto na universidade quanto na escola participante. Ao término das atividades, foi aplicado um instrumento de avaliação com os alunos bolsistas e as falas dos participantes, indicaram que houve contribuições significativas ao processo formativo inicial, a partir das vivências nas ações do Subprojeto PIBID Pedagogia Campus IV/UFPB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17655_TB4619_29112022204757.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "ftoalves@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este resumo objetiva apresentar as vivências de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Iniciação à Docência/PIBID, Subprojeto Pedagogia do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Tais vivências ocorreram no período de Ensino Remoto Emergencial/ERE, impulsionado pela Pandemia do COVID - 19. As ações do Subprojeto Pedagogia tiveram a alfabetização e o letramento como eixos direcionadores para o desenvolvimento das vivências de formação dos alunos bolsistas, bem como na escola campo participante. O PIBID por ser um programa de iniciação à docência contribui para a inserção dos bolsistas em sala de aula, possibilita a efetivação da relação teoria e prática e o estabelecimento do elo universidade-escola. Para tanto, no decorrer das ações, se fez o estudo de referenciais pautados na concepção de alfabetização e letramento de Soares (2020); da relação teoria/prática como essência da formação do pedagogo em formação (CRUZ, 2011, 2015; FREIRE, 1996) e dos estudos sobre o fazer pedagógico (PADILHA, 2001; SACRISTÁN; GÓMES, 1998). Além dos estudos a BNCC (BRASIL, 2018), dentre outros. A Pandemia do COVID -19 impulsionou as instituições formadoras a repensarem o processo formativo por meio do ERE, fazendo uso de Mídias Digitais, de vídeo aulas e plataformas diversas, de modo a viabilizar os processos de ensinar e aprender. Tal formato foi o utilizado para o desenvolvimento das vivências do PIBID por um período de 18 meses (outubro de 2020 a março de 2022), tanto na universidade quanto na escola participante. Ao término das atividades, foi aplicado um instrumento de avaliação com os alunos bolsistas e as falas dos participantes, indicaram que houve contribuições significativas ao processo formativo inicial, a partir das vivências nas ações do Subprojeto PIBID Pedagogia Campus IV/UFPB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.