Este resumo objetiva apresentar as vivências de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Iniciação à Docência/PIBID, Subprojeto Pedagogia do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Tais vivências ocorreram no período de Ensino Remoto Emergencial/ERE, impulsionado pela Pandemia do COVID - 19. As ações do Subprojeto Pedagogia tiveram a alfabetização e o letramento como eixos direcionadores para o desenvolvimento das vivências de formação dos alunos bolsistas, bem como na escola campo participante. O PIBID por ser um programa de iniciação à docência contribui para a inserção dos bolsistas em sala de aula, possibilita a efetivação da relação teoria e prática e o estabelecimento do elo universidade-escola. Para tanto, no decorrer das ações, se fez o estudo de referenciais pautados na concepção de alfabetização e letramento de Soares (2020); da relação teoria/prática como essência da formação do pedagogo em formação (CRUZ, 2011, 2015; FREIRE, 1996) e dos estudos sobre o fazer pedagógico (PADILHA, 2001; SACRISTÁN; GÓMES, 1998). Além dos estudos a BNCC (BRASIL, 2018), dentre outros. A Pandemia do COVID -19 impulsionou as instituições formadoras a repensarem o processo formativo por meio do ERE, fazendo uso de Mídias Digitais, de vídeo aulas e plataformas diversas, de modo a viabilizar os processos de ensinar e aprender. Tal formato foi o utilizado para o desenvolvimento das vivências do PIBID por um período de 18 meses (outubro de 2020 a março de 2022), tanto na universidade quanto na escola participante. Ao término das atividades, foi aplicado um instrumento de avaliação com os alunos bolsistas e as falas dos participantes, indicaram que houve contribuições significativas ao processo formativo inicial, a partir das vivências nas ações do Subprojeto PIBID Pedagogia Campus IV/UFPB.