Este artigo se constitui como um dos capítulos do Plano de Ação Educacional apresentado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública, aprovado pela banca examinadora composta por Maria Ercília Braga Mota e Amanda Gomes Pereira, em 27 de março de 2011. Teve como objetivo compreender como as relações interpessoais entre professores e alunos influenciam no processo de ensino e aprendizagem, bem como desenvolver ações que visem melhorar esse relacionamento, tratando de questões como comunicação entre professor-aluno, indisciplina, ética, entrosamento, etc. Para isso, utilizaram-se autores como Paulo Freire, Alicia Bonamino, entre outros, para trazer aspectos do relacionamento entre professor e aluno na escola. Assim, esse texto proporciona uma reflexão acerca da relação entre professor e aluno e sua interferência no processo de ensino e aprendizagem, bem como no trabalho de professores e gestores. Também traz uma reflexão sobre as contribuições do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública no cenário educacional, como também sua influência na minha vida profissional e social.