Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO PEDAGÓGICO DE INTERVENÇÃO FORMATIVA E MOTIVACIONAL: CONVIVER E APRENDER EM MEIO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho versa sobre um relato de experiência acerca de projeto desenvolvido durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19), no campus Santa Luzia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, quando as atividades de ensino presencial estavam suspensas devido vigência do período de isolamento social imposto como medida de enfrentamento da disseminação do vírus. Com base na teoria do psicólogo Henri Wallon, o projeto teve como objetivo contribuir com a permanência e acompanhamento pedagógico e biopsicossocial dos estudantes, por meio de lives e atividades virtuais que abordaram temas relacionados à saúde física/mental e entretenimento, vislumbrando uma intervenção formativa e motivacional, com intuito de possibilitar a interação e manter relação próxima entre a Instituição e os atores da comunidade escolar. A metodologia adotada caracterizou-se por ser colaborativa, integrativa e multidisciplinar, voltada principalmente aos discentes dos cursos técnicos Integrado e Subsequente ao Ensino Médio e envolveu docentes, servidores, profissionais externos, discentes e comunidade externa. Como principais resultados observou-se que as reflexões possibilitadas durante o desenvolvimento do projeto reverberaram numa reaproximação com estudantes, os quais voltaram a contactar os profissionais da COPAE a fim de obter orientações e compartilhar os desafios enfrentados em meio à pandemia. Ademais, o foco no bem-estar trazido pelos temas motivou um maior estímulo para que os participantes não abandonassem o autocuidado e resgatassem a importância da autoestima e da atividade física para manter a qualidade de vida. O projeto proporcionou momentos de interação e discussão sobre temas pertinentes e úteis à nova realidade com a sugestão de estratégias e alternativas para resolução de possíveis problemáticas relacionadas aos impactos do distanciamento social e com a provocação do estímulo necessário para que os discentes voltassem a atenção às atividades de ensino não-presenciais, mantendo o vínculo com a Instituição.

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