Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO PEDAGÓGICO DO MINECRAFT EM TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90357
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3961
    "inscrito_id" => 14871
    "titulo" => "O USO PEDAGÓGICO DO MINECRAFT EM TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "Cada vez mais, no processo de formação inicial e continuada dos professores, as tecnologias digitais são pautadas. Desta forma, refletimos sobre uso pedagógico dos aparatos tecnológicos. Quando falamos no processo de escolarização das crianças do ciclo de alfabetização é comum encontrarmos a ludicidade aliada ao processo de ensino, visto que, diversos estudos realizados anteriormente, pautados no discurso de Piaget, comprovam que as crianças aprendem melhor quando aprendem através do jogo e da brincadeira. Com isso, diversos autores no trazem a definição e a importância do jogo e da brincadeira. Existem vários tipos de jogos, como os de tabuleiro, de estratégia, de simulação, dentre outros e, com o advento das tecnologias digitais, os jogos digitais vem ganhando mais adeptos dentro e fora do contexto pedagógico. Como exemplo, temos o Minecraft, criado com objetivo de estimular os seus usuários a criarem estratégias para construírem objetos, utilizando peças que possuem formato de cubo. Sabemos que o referido jogo não foi criado com o intuito pedagógico, contudo pesquisas realizadas apontam o uso significativo do Minecraft por educadores em diversos países. Desta forma, possuímos o objeto de analisar como se dá a relação entre o jogo Minecraft e o processo de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, no Brasil. Para isso, buscamos no Banco digital de Teses e dissertações (BDTD), pesquisas realizadas nos últimos cinco anos (2018 – 2022), contendo um ou mais descritores que foram estabelecidos. Como principais resultados observamos a vasta produção acadêmica na área dos jogos digitais e do ciclo de alfabetização, pesquisados separadamente. As produções sobre o Minecraft ainda são escassas. Ao realizamos a busca com o cruzamento dos descritores, observamos que algumas investigações foram realizadas sobre o uso de jogos digitais no ciclo de alfabetização, contudo não há registro de estudos sobre o Minecraft no ciclo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14871_TB3961_01122022214405.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LYGIA"
    "autor_email" => "lygia1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90357
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3961
    "inscrito_id" => 14871
    "titulo" => "O USO PEDAGÓGICO DO MINECRAFT EM TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "Cada vez mais, no processo de formação inicial e continuada dos professores, as tecnologias digitais são pautadas. Desta forma, refletimos sobre uso pedagógico dos aparatos tecnológicos. Quando falamos no processo de escolarização das crianças do ciclo de alfabetização é comum encontrarmos a ludicidade aliada ao processo de ensino, visto que, diversos estudos realizados anteriormente, pautados no discurso de Piaget, comprovam que as crianças aprendem melhor quando aprendem através do jogo e da brincadeira. Com isso, diversos autores no trazem a definição e a importância do jogo e da brincadeira. Existem vários tipos de jogos, como os de tabuleiro, de estratégia, de simulação, dentre outros e, com o advento das tecnologias digitais, os jogos digitais vem ganhando mais adeptos dentro e fora do contexto pedagógico. Como exemplo, temos o Minecraft, criado com objetivo de estimular os seus usuários a criarem estratégias para construírem objetos, utilizando peças que possuem formato de cubo. Sabemos que o referido jogo não foi criado com o intuito pedagógico, contudo pesquisas realizadas apontam o uso significativo do Minecraft por educadores em diversos países. Desta forma, possuímos o objeto de analisar como se dá a relação entre o jogo Minecraft e o processo de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, no Brasil. Para isso, buscamos no Banco digital de Teses e dissertações (BDTD), pesquisas realizadas nos últimos cinco anos (2018 – 2022), contendo um ou mais descritores que foram estabelecidos. Como principais resultados observamos a vasta produção acadêmica na área dos jogos digitais e do ciclo de alfabetização, pesquisados separadamente. As produções sobre o Minecraft ainda são escassas. Ao realizamos a busca com o cruzamento dos descritores, observamos que algumas investigações foram realizadas sobre o uso de jogos digitais no ciclo de alfabetização, contudo não há registro de estudos sobre o Minecraft no ciclo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14871_TB3961_01122022214405.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LYGIA"
    "autor_email" => "lygia1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Cada vez mais, no processo de formação inicial e continuada dos professores, as tecnologias digitais são pautadas. Desta forma, refletimos sobre uso pedagógico dos aparatos tecnológicos. Quando falamos no processo de escolarização das crianças do ciclo de alfabetização é comum encontrarmos a ludicidade aliada ao processo de ensino, visto que, diversos estudos realizados anteriormente, pautados no discurso de Piaget, comprovam que as crianças aprendem melhor quando aprendem através do jogo e da brincadeira. Com isso, diversos autores no trazem a definição e a importância do jogo e da brincadeira. Existem vários tipos de jogos, como os de tabuleiro, de estratégia, de simulação, dentre outros e, com o advento das tecnologias digitais, os jogos digitais vem ganhando mais adeptos dentro e fora do contexto pedagógico. Como exemplo, temos o Minecraft, criado com objetivo de estimular os seus usuários a criarem estratégias para construírem objetos, utilizando peças que possuem formato de cubo. Sabemos que o referido jogo não foi criado com o intuito pedagógico, contudo pesquisas realizadas apontam o uso significativo do Minecraft por educadores em diversos países. Desta forma, possuímos o objeto de analisar como se dá a relação entre o jogo Minecraft e o processo de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, no Brasil. Para isso, buscamos no Banco digital de Teses e dissertações (BDTD), pesquisas realizadas nos últimos cinco anos (2018 – 2022), contendo um ou mais descritores que foram estabelecidos. Como principais resultados observamos a vasta produção acadêmica na área dos jogos digitais e do ciclo de alfabetização, pesquisados separadamente. As produções sobre o Minecraft ainda são escassas. Ao realizamos a busca com o cruzamento dos descritores, observamos que algumas investigações foram realizadas sobre o uso de jogos digitais no ciclo de alfabetização, contudo não há registro de estudos sobre o Minecraft no ciclo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.