Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO EM CENTRO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA VIVÊNCIA EXPERIMENTAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo aborda o letramento literário direcionado aos estudantes com deficiência intelectual que possuem segunda matrícula no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Professor Lourenço Filho, unidade pedagógica da Fundação Pestalozzi do Pará, no período de agosto de 2020 a junho de 2021. A pesquisa tem como objetivo central: Descrever e analisar como se configurou o atendimento em Letramento Literário, de forma remota, aos estudantes com deficiência intelectual com segunda matrícula no CAEE Professor Lourenço Filho numa perspectiva crítica. Para tanto, dialogou-se com os seguintes autores: Capellini (2018), Freire (1996), Rojo (2009;2012), Mazotta (2011), Soares (2006; 2017) e Zabala (1998) para fundamentar tal prática. A investigação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio da modalidade pesquisa-ação com um grupo de vinte alunos na oficina pedagógica de Letramento Literário, em tempos de pandemia, isto é, em formato remoto; tendo a colaboração significativa das famílias dos estudantes, da equipe de gestão e docente da instituição. Por sua vez, foi possível desenvolver um trabalho pedagógico fazendo uso de textos literários de autoria paraense, com estudantes com deficiência intelectual bem como produzir bastante material didático que atendesse aos diversos níveis e estilos de aprendizagem e motivar o educando a tornar-se sujeito do processo de ensino e aprendizagem.

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