O trabalho tem como objeto de análise o campo de pesquisa em organização e memória dos espaços pedagógicos da Educação profissional e tecnológica (EPT) e problematiza a pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em educação profissional e tecnológica (ProfEPT), por meio da linha de pesquisa em Organização e memória dos espaços pedagógicos da EPT (Linha 2). Essa delimitação é decorrente da constituição ProfEPT que, ao ofertar um mestrado profissional em rede nacional, abriu frentes de estudos no campo da EPT que fomentam pesquisas que objetivam o desenvolvimento de produtos educacionais voltados para o ensino. Dito isso, é possível apontar que a natureza do ProfEPT e da área do ensino criam desafios para a pesquisa na linha 2, não só em termos de objetos de estudo, mas da operacionalização teórica e metodológica de pesquisas que tem como requisito desenvolver um produto educacional. Uma análise preliminar tem apontado que as pesquisas da linha 2 acabam encaminhando-se para a investigação/resolução de problemas de natureza teórico-prática e que apresentam o produto educacional como apêndice e não como o coração e o objetivo das pesquisas. Tal constatação nos leva a proceder uma análise crítica sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa realizada sobre a organização e a memória dos espaços educativos de modo a estabelecer a produção do campo como um objeto de análise e de fornecer indicações de natureza teórica e metodológica para as pesquisas do campo de modo a qualificar a produção do Programa e da Linha de pesquisa tornando-a aderente à área do ensino e ao escopo de um mestrado profissional.