PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO BÁSICO NA CIDADE DE ARAPIRACA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA BNCC
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89490 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2781 "inscrito_id" => 14957 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO BÁSICO NA CIDADE DE ARAPIRACA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA BNCC" "resumo" => "Pretende-se obter com os dados desse projeto, uma visão de como a prática docente referente ao ensino de química está sendo realizada nas escolas públicas da cidade de Arapiraca com a implantação da BNCC, e dessa forma, podermos contribuir com as atividades docentes de outros professores nas demais localidades do país. O ensino de ciências tem como objetivo fazer com que os estudantes aprendam, absorvam e apliquem em seu dia a dia o conhecimento científico estudado e passem a compreender a ciência como uma construção social e humana. Assim, este trabalho tem como objetivo, investigar, observar, levantar dados e analisar as percepções dos professores de química da cidade de Arapiraca em relação a implantação da BNCC e o novo ensino médio, assim como sua influência na prática docente. A metodologia do referido trabalho está sendo desenvolvida e tem cunho qualitativo e quantitativo. A etapa que se caracteriza qualitativa está sendo realizada através de entrevistas online com professores de química de Arapiraca. Já a etapa de cunho quantitativo, se dará por meio de um questionário no fim do ciclo de encontros, a fim de saber as contribuições dessa iniciativa. Com os resultados até então obtidos é possível observar que trabalhos e pesquisas referentes a discussão da implantação da BNCC no novo ensino médio ainda são escassas no cenário atual, tornando relevante discutir, observar e sobre tudo, ouvir os professores que estão a frente desse processo, conversar sobre suas percepções e pontos de melhorias sobre o ensino de química frente o novo ensino médio e a BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14957_TB2781_09082022205021.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FELIPE LOPES PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luizfelipelopes57@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89490 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2781 "inscrito_id" => 14957 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO BÁSICO NA CIDADE DE ARAPIRACA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA BNCC" "resumo" => "Pretende-se obter com os dados desse projeto, uma visão de como a prática docente referente ao ensino de química está sendo realizada nas escolas públicas da cidade de Arapiraca com a implantação da BNCC, e dessa forma, podermos contribuir com as atividades docentes de outros professores nas demais localidades do país. O ensino de ciências tem como objetivo fazer com que os estudantes aprendam, absorvam e apliquem em seu dia a dia o conhecimento científico estudado e passem a compreender a ciência como uma construção social e humana. Assim, este trabalho tem como objetivo, investigar, observar, levantar dados e analisar as percepções dos professores de química da cidade de Arapiraca em relação a implantação da BNCC e o novo ensino médio, assim como sua influência na prática docente. A metodologia do referido trabalho está sendo desenvolvida e tem cunho qualitativo e quantitativo. A etapa que se caracteriza qualitativa está sendo realizada através de entrevistas online com professores de química de Arapiraca. Já a etapa de cunho quantitativo, se dará por meio de um questionário no fim do ciclo de encontros, a fim de saber as contribuições dessa iniciativa. Com os resultados até então obtidos é possível observar que trabalhos e pesquisas referentes a discussão da implantação da BNCC no novo ensino médio ainda são escassas no cenário atual, tornando relevante discutir, observar e sobre tudo, ouvir os professores que estão a frente desse processo, conversar sobre suas percepções e pontos de melhorias sobre o ensino de química frente o novo ensino médio e a BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14957_TB2781_09082022205021.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FELIPE LOPES PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luizfelipelopes57@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }