Neste trabalho apresentamos um estudo sobre a canção na sala de aula e suas diferentes abordagens no ensino da língua. Por ser um gênero de caráter híbrido, a canção permite o conhecimento e a relação entre o universo textual e o universo musical que são importantes para a aprendizagem e para as relações sociais dentro e fora da sala de aula. Ao propormos um estudo aprofundado sobre o gênero canção, pensamos em um modo de colaborarmos para o desenvolvimento de habilidades e competências que propiciem aos estudantes reais condições de interação com o outro e de reflexão sobre o mundo que os cerca. Para este evento, dividimos o nosso trabalho da seguinte forma:. Pressupostos teóricos, onde definimos o gênero e a canção em Marcuschi (2015) e Costa (2002); e Procedimentos analíticos, onde selecionamos duas canções para analisarmos – Rap da felicidade (Cidinho e Doca) e Até Quando (Gabriel, o Pensador) – com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa pechetiana. Utilizamos como referencial teórico Pêcheux (2009) e Orlandi (2007) para realizarmos as análises do nosso objeto, buscando considerar em todos os momentos os aspectos lítero-musicais. Por fim, apresentamos como se dá a aplicabilidade deste estudo em sala de aula e a a contribuição dele não apenas para a leitura, a escrita e a interpretação, mas para a reflexão das práticas culturais e sociais presentes em nossa sociedade.