Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90303
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3894
    "inscrito_id" => 8978
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Contar histórias, brincar de advinha, imitar animais, promover jogos são atividades que fazem parte da infância, do mundo da criança. Este trabalho propõe-se a analisar a importância de atividades lúdicas na educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio da criança e para a construção dos conhecimentos, já que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Esta pesquisa está fundamentada nos seguintes autores, como Vygotsky (1984), Santos (1999), Sneyders (1996), Marcelino (1990) e outros que abordam a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil e na educação. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste traabalho, com revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa-ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Cândido, localizada na cidade de São bento Paraíba, onde foram desenvolvidas várias atividades lúdicas na sala de aula com as crianças com o objetivo de promover a atividade através de atividades lúdicas. Observamos nas crianças, que participaram dessas atividades, uma maior concentração e interesse em participar das aulas. Não é interessante que fatores como esses impeçam às crianças terem uma educação pautada no seu desenvolvimento, e como dito no decorrer das discussões deste trabalho, um desenvolvimento com alegria, prazer, felicidade, diversão e interação, proporcionado pelas atividades lúdicas, pois a criança tem direito ao seu mundo imaginário e as brincadeiras. Dessa forma, é muito relevante a prática da ludicidade na sala de aula. Palavras-chave: Educação Infantil, ludicidade, sala de aula, aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8978_TB3894_24082022204628.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Roberto Diniz"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "UFLO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90303
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3894
    "inscrito_id" => 8978
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Contar histórias, brincar de advinha, imitar animais, promover jogos são atividades que fazem parte da infância, do mundo da criança. Este trabalho propõe-se a analisar a importância de atividades lúdicas na educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio da criança e para a construção dos conhecimentos, já que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Esta pesquisa está fundamentada nos seguintes autores, como Vygotsky (1984), Santos (1999), Sneyders (1996), Marcelino (1990) e outros que abordam a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil e na educação. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste traabalho, com revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa-ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Cândido, localizada na cidade de São bento Paraíba, onde foram desenvolvidas várias atividades lúdicas na sala de aula com as crianças com o objetivo de promover a atividade através de atividades lúdicas. Observamos nas crianças, que participaram dessas atividades, uma maior concentração e interesse em participar das aulas. Não é interessante que fatores como esses impeçam às crianças terem uma educação pautada no seu desenvolvimento, e como dito no decorrer das discussões deste trabalho, um desenvolvimento com alegria, prazer, felicidade, diversão e interação, proporcionado pelas atividades lúdicas, pois a criança tem direito ao seu mundo imaginário e as brincadeiras. Dessa forma, é muito relevante a prática da ludicidade na sala de aula. Palavras-chave: Educação Infantil, ludicidade, sala de aula, aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8978_TB3894_24082022204628.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Roberto Diniz"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "UFLO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Contar histórias, brincar de advinha, imitar animais, promover jogos são atividades que fazem parte da infância, do mundo da criança. Este trabalho propõe-se a analisar a importância de atividades lúdicas na educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio da criança e para a construção dos conhecimentos, já que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Esta pesquisa está fundamentada nos seguintes autores, como Vygotsky (1984), Santos (1999), Sneyders (1996), Marcelino (1990) e outros que abordam a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil e na educação. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste traabalho, com revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa-ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Cândido, localizada na cidade de São bento Paraíba, onde foram desenvolvidas várias atividades lúdicas na sala de aula com as crianças com o objetivo de promover a atividade através de atividades lúdicas. Observamos nas crianças, que participaram dessas atividades, uma maior concentração e interesse em participar das aulas. Não é interessante que fatores como esses impeçam às crianças terem uma educação pautada no seu desenvolvimento, e como dito no decorrer das discussões deste trabalho, um desenvolvimento com alegria, prazer, felicidade, diversão e interação, proporcionado pelas atividades lúdicas, pois a criança tem direito ao seu mundo imaginário e as brincadeiras. Dessa forma, é muito relevante a prática da ludicidade na sala de aula. Palavras-chave: Educação Infantil, ludicidade, sala de aula, aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.