Este artigo apresenta um Relato de Experiência oportunizado pela disciplina obrigatória “Criatividade”, ministrada no Programa de Pós-Graduação “Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará” (PPGCIMES/UFPA), em que discentes realizaram uma apresentação teatral do capítulo quatro “Como enxergamos”, do livro A História Secreta da Criatividade, do autor Kevin Ashton. A apresentação compôs a atividade avaliativa “Histórias Inspiradoras”, com o objetivo de compreender as diferentes possibilidades de desenvolvimento da criatividade, como surgem as ideias, identificar a motivação, ambiência, os aspectos e processos criativos envolvidos em cada história, e ainda deveria trazer elementos criativos em sua realização. Para isso, foram produzidos dois cenários: um encenando uma investigação inspirada na série policial britânica Sherlock Holmes, a fim de mostrar como os processos criativos precisam ser de muita pesquisa e investigação para acontecer; e outro com ambiente de laboratório, representando experimentos feitos pelo Dr. Robin Warren até descobrir a bactéria Helicobater Pilory, dois assuntos tratados no capítulo designado. A partir de critérios e indicadores de inovação de NUNES (2015) foram escolhidos os critérios contextualização e impacto. Para materializar isso, foi optado pelo falar paraense para aproximar a plateia da apresentação e utilizada a dramatização como estratégia para a aprendizagem e reflexão para mostrar como às vezes não enxergamos o obvio dos processos criativos em nosso cotidiano. Os resultados, ao encenar de forma lúdica e interativa a atividade, proporcionaram aos discentes o desenvolvimento de sujeitos ativos e aprendizagem significativa do conteúdo estudado, além disso, inspirar trabalhos futuros para a relevância do lúdico na compreensão de texto.