ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIÁLOGOS FORMATIVOS DE SUPERVISORAS DE ESTÁGIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90549 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4223 "inscrito_id" => 8936 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIÁLOGOS FORMATIVOS DE SUPERVISORAS DE ESTÁGIO" "resumo" => "Este trabalho é um recorte da pesquisa, Saberes e Práticas no Estágio Supervisionado: Diários Narrativos de Supervisores Acadêmicos de Estágio do Curso de Pedagogia/UERN, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Objetivamos compreender como o Estágio Supervisionado pode contribuir para o processo formativo de Supervisoras Acadêmicas de estágio, com base nos diálogos com os seus Diários Narrativos. O método de pesquisa tem por base a abordagem qualitativa, utilizando como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica a partir da construção de Diários Narrativos, de duas professoras Supervisoras Acadêmicas de Estágio. Apontamos as narrativas (auto)biográficas como um caminho para a reflexão da prática e da formação docente, que tem como foco o sujeito aprendente, seu cotidiano e suas experiências, na perspectiva de ressignificação do papel do estágio curricular supervisionado. Para a efetivação do trabalho, abordamos os seguintes conceitos: Narrativas (Auto) biográficas (Josso, 2010), (Passegi, 2008), (Souza, 2006); Diários (Zabalza, 2007); Estágio Supervisionado (Pimenta e Lima (2012; 2005); Saberes e Práticas (Tardif, 2012), (Pimenta, 1999), (Freire, 1996), (Larrosa, 2002). Como consideração principal, enfatizamos as principais contribuições dos saberes e das práticas de Supervisores Acadêmicos no Estágio Supervisionado, considerando que o estudo proporcionou uma reflexão desse componente curricular, eixo estruturante no processo formativo de professores. Proporcionou a oportunidade de reflexões das Supervisoras Acadêmicas de estágio caminhando para a (auto) formação, já que, escrever sobre si é um exercício que promove uma autorreflexão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8936_TB4223_08092022091830.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELETRISSANDRA RODRIGUES REIS" "autor_nome_curto" => "ELETRISSANDRA" "autor_email" => "sandra.icapui@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90549 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4223 "inscrito_id" => 8936 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIÁLOGOS FORMATIVOS DE SUPERVISORAS DE ESTÁGIO" "resumo" => "Este trabalho é um recorte da pesquisa, Saberes e Práticas no Estágio Supervisionado: Diários Narrativos de Supervisores Acadêmicos de Estágio do Curso de Pedagogia/UERN, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Objetivamos compreender como o Estágio Supervisionado pode contribuir para o processo formativo de Supervisoras Acadêmicas de estágio, com base nos diálogos com os seus Diários Narrativos. O método de pesquisa tem por base a abordagem qualitativa, utilizando como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica a partir da construção de Diários Narrativos, de duas professoras Supervisoras Acadêmicas de Estágio. Apontamos as narrativas (auto)biográficas como um caminho para a reflexão da prática e da formação docente, que tem como foco o sujeito aprendente, seu cotidiano e suas experiências, na perspectiva de ressignificação do papel do estágio curricular supervisionado. Para a efetivação do trabalho, abordamos os seguintes conceitos: Narrativas (Auto) biográficas (Josso, 2010), (Passegi, 2008), (Souza, 2006); Diários (Zabalza, 2007); Estágio Supervisionado (Pimenta e Lima (2012; 2005); Saberes e Práticas (Tardif, 2012), (Pimenta, 1999), (Freire, 1996), (Larrosa, 2002). Como consideração principal, enfatizamos as principais contribuições dos saberes e das práticas de Supervisores Acadêmicos no Estágio Supervisionado, considerando que o estudo proporcionou uma reflexão desse componente curricular, eixo estruturante no processo formativo de professores. Proporcionou a oportunidade de reflexões das Supervisoras Acadêmicas de estágio caminhando para a (auto) formação, já que, escrever sobre si é um exercício que promove uma autorreflexão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8936_TB4223_08092022091830.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELETRISSANDRA RODRIGUES REIS" "autor_nome_curto" => "ELETRISSANDRA" "autor_email" => "sandra.icapui@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }