Este artigo enfatiza a importância da Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos do curso de Biologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O estudo baseou-se nos princípios da pesquisa qualitativa, levando em consideração os motivos da necessidade de qualificar a coleta de dados e levantar hipóteses de resultados. Participaram da pesquisa 09 alunos de graduação em Biologia que atuaram como residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do subprojeto de Biologia. Este estudo tem como objetivo analisar o discurso dos estudantes frente à experiência do PRP e destacar as contribuições para a formação inicial dos graduandos. A metodologia utilizada foi bibliográfica e de campo, e para coleta de dados foi utilizado o grupo focal. Os resultados mostram que a Residência Pedagógica contribuiu de forma significativa na formação inicial por meio de uma imersão ininterrupta em situações reais no cotidiano escolar e em sala de aula, possibilitando a construção de saberes da experiência e preparação para assumir uma sala de aula. Assim, a Residência Pedagógica apresenta-se como uma política pública na formação acadêmica das licenciaturas. A imersão através do PRP ainda na graduação é propícia para a formação de educadores mais sólidos, permitindo mudanças no ambiente educacional. Portanto, as políticas públicas precisam focar cada vez mais na melhoria da formação prática nos cursos de licenciatura.