Nos últimos anos, o processo de ensino e aprendizagem vem sofrendo cada vez mais desgaste por apresentar conteúdos que não conversam com os alunos. Entre várias propostas metodológicas para reverter esse quadro, o uso de ferramentas que remetem ao cotidiano jovem são boas alternativas, como o uso de animes realizado neste trabalho. Os animes são conhecidos no Brasil desde os anos 1990 e tratam-se de desenhos animados japoneses cujos personagens possuem características bem marcadas. O anime Dr. Stone conta a história de Senku, um jovem japonês que misteriosamente foi petrificado assim como toda humanidade por um motivo ainda desconhecido e o seu objetivo é salvar a humanidade utilizando métodos científicos. Deste modo, utilizou-se o anime citado como ferramenta lúdica para o ensino de Química em uma escola pública na cidade de Paço do Lumiar, Maranhão. Utilizando a proposta pedagógica Ação-reflexão-ação, buscou-se problematizar o ensino remoto em um contexto pandêmico, bem como as dificuldades impostas pela pandemia para alunos sem acesso à internet e outros fatores como desmotivação e ausência de políticas públicas para alunos da rede estadual de educação no Maranhão. Com a proposta, observou-se que anterior à intervenção metodológica muitos alunos não conseguiram apresentar um bom desempenho em relação ao conteúdo citado. Após a intervenção, notou-se uma melhor assimilação ao conteúdo ministrado. A verificação de aprendizagem dos alunos foi realizada mediante aplicação de questionários investigativos antes e depois da iniciativa. Com o uso do anime, os alunos discorreram melhor sobre a temática, respondendo com maior precisão as perguntas feitas. 29 alunos do 3º ano do ensino médio foram sujeitos participantes desta pesquisa e averiguou-se que os alunos melhoraram consideravelmente a compreensão acerca dos hidrocarbonetos e seu conceito, nomenclatura e classificação.